logo

Macaé terá investimento de R$ 12 milhões de multinacional do petróleo

21/04/2005 11:33:45 - Jornalista: Eny Maria Rios

A Nutec – empresa multinacional do setor offshore – escolheu Macaé para abrigar seu primeiro Centro de Treinamento Marítimo e Offshore no país. O investimento inicial é de R$ 12 milhões, com geração de 200 empregos durante a obra e 40 empregos diretos quando entrar em operação. Até o próximo ano, a empresa deve gerar outros 80 empregos indiretos. “O investimento da Nutec em Macaé reforça o perfil econômico da cidade de capital nacional do petróleo”, afirmou o prefeito Riverton Mussi (PSDB).

Riverton lembrou que se aproxima a realização da Brasil Offshore – a terceira maior feira da indústria petrolífera do mundo -, que vai reunir empresas fabricantes, fornecedoras e importadora de serviços do setor. A Brasil Offshore acontece de 15 a 17 de junho, no Macaé Centro. “A feira é alinhada ao mercado fornecedor da indústria do petróleo, tendo caráter comercial e de prestação de serviços, com expressiva movimentação de negócios”, disse.

A Nutec Macaé, instalada no Novo Cavaleiros, é a empresa de operações da Nutec no Brasil e faz parte da estratégia de crescimento internacional do Grupo Falck, fundado na Dinamarca. As obras do Centro de Treinamento Marítimo – que ocupa uma área de 25 mil metros quadrados – estão em fase final de projeto e construção e as operações deverão ter início no final do mês.

O centro de treinamento terá galpão de brigada de incêndio com labirinto de fumaça e piscina de ondas coberta com 1.650 metros quadrados de área útil. A piscina terá equipamentos de salvatagem, máquina simuladora de chuva e vento e um avançado simulador de salvamento em helicóptero (HUET).

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, alinhado a todas as ações do governo, a instalação de um empreendimento deste porte ratifica a importância da cidade de Macaé no cenário internacional que compõe o arranjo produtivo do petróleo. “A nossa visão, além da geração de emprego e renda, por meio da qualificação dos profissionais da região, deixa claro que o município é cada vez mais procurado por investidores que percebem as oportunidades impostas pelo cenário atual e outras futuras”, destacou.

Gurgel ressaltou que centros de treinamento com o perfil da Nutec poderão ser aproveitados nos ciclos industriais que virão além do petróleo. “Tanto na Macaé de hoje, como na Macaé de amanhã”, comentou.

Em seu primeiro ano de operação, a Nutec pretende treinar aproximadamente 12 mil pessoas. Os cursos oferecidos inicialmente são o Básico de Segurança no Trabalho - que inclui o curso de salvatagem, HLO, HUET, COXSWAIN, Resgate Rápido em Botes, Básico e Avançado de Brigada de Incêndio -, Primeiros Socorros e Básico de segurança industrial.

O diretor comercial da Nutec, Marcelo Fernandes, afirmou que a empresa traz para o Brasil a experiência e certificação internacional. “Havia uma grande exigência por certificados de competência internacional no mercado offshore brasileiro. A Nutec Macaé suprirá essa falta através de tecnologia avançada, vasta experiência, profissionais competentes e certificado internacional de treinamento”, assinalou Fernandes.