logo

Macaé terá linha 0800 para iluminação pública

16/01/2008 15:39:43 - Jornalista: Simone Noronha*

Dentro de 15 dias, Macaé terá uma linha de telefone 0800 exclusiva para atendimento à comunidade para casos de problemas de iluminação pública. Esta é uma das primeiras medidas que estão sendo implantadas na cidade pela prefeitura, que contratou através de licitação a empresa Citeluz, responsável pela gestão em iluminação pública de grandes metrólopes. A meta da empresa é reduzir já nos primeiros 60 dias de operação o volume de lâmpadas e fiações com problemas para apenas 7%.

A empresa vai ser fiscalizada pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, e poderá ser multada caso a meta de manter 95% da cidade iluminada não seja cumprida. O gerente regional da Citeluz, Pedro César Martins, informou que a empresa já tem experiência em cidades como Paris e Nice, na França,, e em capitais brasileiras, como Fortaleza e Maceió. “Em Brasília, por exemplo, conseguimos atingir um índice de apenas 0,38% de lâmpadas apagadas”, explicou.

O serviço vai funcionar principalmente através de solicitações da comunidade, feitas pelo 0800, serviço que vai funcionar 24 horas. O número do telefone será divulgado nas próximas semanas. Munidos de mapas da cidade feitos por satélite, os técnicos vão até o local, executando o serviço no menor tempo possível.Para fazer o serviço, a Citeluz conta com quatro caminhões, com alcance de 13 a 20 metros de altura.

De acordo com o coordenador de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Rudson Lopes, em 15 dias uma equipe da empresa já estará nas ruas fazendo manutenção geral na rede das principais vias, verificando não só as lâmpadas, mas também a fiação. “O serviço vai ganhar agilidade, pois antes a prefeitura trabalhava com contratos separados de mão de obra e material, o que à vezes causava problemas. Agora, será tudo mais fácil”, explicou.

O secretário especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, lembrou que a contratação da empresa faz parte das ações determinadas pelo prefeito Riverton Mussi para a melhoria da iluminação publica de toda a cidade.

- Além da contratação desta empresa, que vai cuidar de toda a manutenção do sistema, já iniciamos o processo de licitação para investirmos R$ 13 milhões em iluminação pública este ano. As melhorias na iluminação serão levadas a todos os bairros, e incluem a instalação de postes e luminárias mais econômicos que vão reduzir em 30% os gastos mensais com energia, que hoje são de cerca de R$ 500 mil, explicou.

* Colaborou Kelvin Carvalho