A prefeitura vai instalar a partir de janeiro novas câmeras de segurança na cidade. Equipes da Guarda Municipal e da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) já identificaram 16 pontos onde o equipamento deve ser instalado. A novidade é que serão instaladas câmeras também na orla da Praia dos Cavaleiros e na Rodovia Amaral Peixoto, atendendo a pedidos da comunidade.
A Guarda Municipal termina esta semana a manutenção nas 17 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. Até a próxima semana, todos os equipamentos já deverão estar revisados. “Onde há necessidade, estamos trocando as câmeras por novas, como em alguns pontos do calçadão da Avenida Rui Barbosa”, diz a gerente do Centro de Controle Operacional da Guarda, Liriam Patrício.
Com um giro de 360º graus e alcance de até 800 metros, as câmeras acompanham o movimento do trânsito, auxiliam na segurança da população e inibem ações de criminosos. As imagens chegam através de fibra ótica 24 horas por dia, monitoradas por dois operadores que trabalham em turnos de seis horas.
As câmeras estão instaladas em locais de maior retenção de trânsito, nos cruzamentos, sinais e de maior agrupamento de pessoas. Além de ajudar na segurança, as câmeras também ajudam a evitar atos de vandalismo em geral e ao patrimônio público. As fitas ficam até três dias guardadas. Quando acontece alguma ocorrência mais grave, as imagens são arquivadas.
- Quando os operadores vêm algo sinistro ou alguma ocorrência em andamento, eles entram em contato com os órgãos responsáveis. Se for assalto, drogas ou prostituição, ligamos para a Polícia Militar. Quando ocorre algum atropelamento, distúrbio, tumulto ou vandalismo entramos em contato com o inspetor de serviço da própria guarda -, informa Liriam.