logo

Macaé terá primeiro centro de treinamento do país para cruzeiros marítimos

19/03/2009 16:23:53 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Seminário foi realizado na noite desta quarta

Macaé é o primeiro lugar do país a ter um centro de treinamento para cruzeiros marítimos. O município foi escolhido por estar localizado numa região muito forte para a vinda de cruzeiros, além de abrigar a sede da Sampling que, em parceria com a Cruiseroute, implantam a partir de agora, programas de capacitação para quem quer trabalhar como tripulante em navios de turismo. O mercado está em expansão e são abertos anualmente, 50 mil postos de trabalho. No Brasil, são contratados de quatro a cinco mil novos profissionais por ano.

O lançamento do centro de treinamento foi realizado nesta quarta-feira (18) à noite, no Hotel Sheraton e contou com a presença de representantes da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e da subsecretaria de Turismo. Além do lançamento, foi realizado também o seminário “O mercado de trabalho em cruzeiros marítimos“.

- É de extrema importância para Macaé o fortalecimento do turismo de lazer, já que o turismo de negócios está consolidado. O município conta com uma ótima infraestrutura de rede hoteleira e esse novo empreendimento, também fortalece a capacitação profissional de nossos jovens que contam agora com uma nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, comentou o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior.

Para o diretor do Macaé Convention & Visitour Beareau, Marco Navega, o centro de treinamento é um sonho que finalmente aconteceu. “Macaé é uma cidade que já respira o turismo de negócios o ano todo. Com a criação desse centro, podemos ampliar o turismo de lazer à oportunidade do jovem da cidade de fazer um curso de formação para poder embarcar. O Senac é outro local que está preparado para isso, mas que ainda não atentou para esse mercado profissional”, disse.

Sampling e Cruiseroute – A Sampling atua no mercado na área de consultoria na área petroquímica e industrial há 15 anos, com sede na cidade do Rio, e centros de treinamento em Macaé e Rio das Ostras. A empresa já formou cerca de 150 mil profissionais para o mercado. “Visualizamos a necessidade de criação de um centro de treinamento nessa área de cruzeiros marítimos que o Brasil ainda não tem. As empresas que operam nesse setor de cruzeiros precisam de mão de obra nacional. Agora eles vão ter”, disse o presidente da Sampling, Rodolfo Pereira.

A temporada dos cruzeiros marítimos no Brasil vem crescendo nos últimos anos. “A temporada de realização dos cruzeiros era de seis meses, em 2009/10 será de oito meses, e a previsão para 2011 é de acontecer durante todo o ano. O mercado vem crescendo de 8% a 20% ao ano e ocorrem, por ano, o lançamento de oito a doze mega-navios.

O Oasis of the Seas, da Royal Caribbean, que será lançado em dezembro de 2009, pesa 220 mil toneladas, tem 2,7 mil cabines, capacidade para 5,4 mil passageiros e terá três mil funcionários. As passagens para primeira temporada em 2010 já estão todas vendidas”, informou Bráulio Candian Júnior, diretor da Cruise Consulting, responsável pela criação da Cruiseroude.

De acordo com ele, que atua há 28 anos no mercado e é diretor de cruzeiro (responsável pela animação a bordo) os requisitos indispensáveis para quem quer ingressar no mercado de trabalho em cruzeiros marítimos são disciplina e reflexo. “O currículo é importante, porém não é tudo. A pessoa precisa saber pelo menos uma língua estrangeira (a bordo dos navios também é possível fazer cursos de língua), ter um bom conhecimento de seu país e o calor humano dos brasileiros é que faz a diferença. É isso que o turista espera da grife “Brazil”. O setor que mais contrata no navio é o de hotelaria, cerca de 70%”, explica.

Centro de Treinamento – O centro dispõe dos seguintes segmentos de formação: hotelaria, gastronomia, turismo, educação física, fisioterapia, esporte e lazer, nutrição, pedagogia e estética e beleza. “Ofereceremos cursos de capacitação; segurança básica para navios (com certificação de segurança e primeiros socorros - STCW-95 – com validade de cinco anos e que estará disponível a partir de junho); curso de técnica de vendas para agentes de viagens; curso de organização de eventos a bordo; palestra e seminários em universidades; viagem técnica anual: vivência prática a bordo de navios (tanto para alunos como para professores)”, informa Bráulio Candian Junior.

O panorama geral do mercado de cruzeiros marítimos reflete um crescimento cada vez maior. Em 1951, existiam apenas 22 navios de passeio no mundo, até 2012 serão 317. A temporada de cruzeiros em 2009 terá 600 mil passageiros, e a estimativa para 2011 é de 1 milhão de pessoas. O gasto de passageiros em média em cada porto é de U$ 130, a cada parada, um navio deixa em média cerca U$ 383 mil em cada cidade”, diz Candian.

De acordo com o diretor da Cruise Consulting, existem 700 funções diferentes a bordo de cada navio. De maitres a djs, passando por técnicos de informática, responsáveis pelo entretenimento, casa de máquinas, entre outros. Além dos salários tentadores (de acordo com a função inclui também gorjetas) que são pagos semanalmente ou por quinzenal, os tripulantes tem direito à alimentação, assistência médica, acomodação em cabine, folgas (geralmente o descanso é por revezamento), saídas nos portos, entre outros benefícios. Os pagamentos são integrais, sem descontos. Um bom maitre chega a ganhar U$ 8 mil (U$ 5 mil de salário, mais U$ 3 mil de gorjetas, que é dividida geralmente com os garçons).

- A duração do contrato de trabalho de um tripulante tem duração de seis a oito meses. Um garçom que trabalha em um navio depois dessa experiência poderá ocupar um cargo de maitre em um hotel cinco estrelas. A experiência profissional dentro de um navio é muito boa, capacitando-o muito melhor para trabalhar depois em terra”, informou.

O centro de treinamento também oferece cursos para agentes de viagens. A formação é realizada em quatro dias, com oito horas de aula por dia. O preço do curso ainda está sendo fechado.