logo

Macaé terá Rede Integrada de Atendimento às crianças e adolescentes

23/09/2005 15:46:41 - Jornalista: Sonia Braga

A prefeitura de Macaé, através da Fundação de Ação Social, apresentou, na quinta feira (22), a representantes de diversas secretarias e órgãos não governamentais o Sistema de Orientação da Rede Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (SORRIA). O sistema será implantado para melhorar o atendimento da criança e adolescente em situação de risco do município.

O evento aconteceu no auditório da Guarda Municipal e contou com a participação de representantes de vários órgãos e instituições do município, onde foi levantada a importância à capacitação dos profissionais da rede, bem como o aparelhamento de todos setores envolvidos no sistema. Foi discutida ainda a importância desse Sistema para melhoria no atendimento ao usuário, visando um atendimento de qualidade.

De acordo com o presidente da FAS, Fernando Horta, a implantação do sistema será de responsabilidade de todos parceiros, pois as diretrizes serão discutidas e aprovadas pelos setores envolvidos na rede de atendimento. “O objetivo maior do sistema será a sinergia entre os órgãos e instituições envolvidas no processo, fazendo com que o atendimento seja de melhor qualidade, evitando a duplicidade e fragmentação otimizando os recursos disponíveis”, enfatizou.

Segundo Horta, o sistema será formado por uma rede se serviços voltada à criança e o adolescente do município, agilizando o atendimento e solucionando o caso em menor tempo. “Depois de recebido uma solicitação de atendimento, o órgão identificará através do sistema qual a necessidade e encaminhará ao setor competente”, explicou.

Ele disse ainda que outros parceiros, que servirão de porta de entrada para o Sistema, serão convidados a fazer parte da elaboração do Projeto com a técnica da participação popular, atendendo as necessidades e anseios de todos envolvidos.