Foto: Guga Malheiros
O público infantil ficou em primeiro lugar no grupo de imunizados com 20.761 pessoas vacinadas
Com 50.616 pessoas imunizadas, a campanha de vacinação contra a gripe em Macaé atingiu a cobertura de 107% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Com isso, a vacinação na cidade foi encerrada antes do fim da campanha, que termina hoje (20), já que o município recebeu a totalidade das doses destinadas ao grupo prioritário.
Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização de Macaé, Luciana Santos, o resultado é satisfatório e mostra que as pessoas estão se conscientizando da importância de se imunizar.
- Essa campanha, diferente dos anos anteriores, teve um movimento atípico, principalmente pelo aumento da ocorrência da gripe H1N1, antes mesmo do período previsto. Isso levou ao aumento da procura desde o início, fazendo com que tivéssemos situações de desabastecimento, já que as doses são encaminhadas por lotes pela Secretaria Estadual de Saúde - explica Luciana.
A maior procura foi do público infantil, que ficou em primeiro lugar no grupo de imunizados com 20.761 crianças de 6 meses a menores de 5 anos vacinadas. Logo depois vêm os idosos, com 15.317. Em seguida, estão os trabalhadores de saúde, 6.159; doentes crônicos, 6 mil; as gestantes, 2.113 e as mulheres pós-parto, 266.