logo

Macaé: Vacinação contra pólio supera meta da O

18/06/2007 17:03:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Conscientes da importância em manter a erradicação da poliomielite, mais uma vez pais e responsáveis compareceram com garotada macaense aos postos de vacinação do município, no sábado (16), durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Segundo dados da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), mais de 14.900 crianças entre zero e cinco anos foram imunizadas, superando a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde que era de 14.443, o que corresponde a 95%.

Para atingir 100% das crianças, a secretaria ampliou a campanha até o dia 22 de junho. A vacinação pode ser feita nas unidades do Programa Saúde da Família e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A gerente do programa de Imunização da coordenação de Saúde Coletiva, a enfermeira Soraya Fernandes, ressalta que o total de crianças vacinadas, no sábado, corresponde a 98%. “É importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação”.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que além dos 350 profissionais a secretaria de Saúde contou com o apoio da secretaria municipal de Educação. “Como não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença”, diz.

Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava deficientes físicos cerca de 600 mil pessoas todos os anos. A última ocorrência de poliomielite no Brasil foi registrada em 1989, no município de Sousa, na Paraíba.