Macaé vai realizar Semana de Inovação, Ciência e Tecnologia

07/07/2022 16:57:00 - Jornalista: Julie Silveira

A expectativa é reunir cerca de 25 mil pessoas no Macaé Conecta Week

Com a proposta de apresentar e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica aplicada, principalmente aquelas realizadas no município e região, a prefeitura vai realizar a Macaé Conecta Week - Semana de Inovação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é discutir pesquisas com reflexo direto e potencial de aplicação nos desafios da cidade, da gestão pública e da indústria. O encontro será realizado na Cidade Universitária, entre os dias 20 e 23 de outubro, e a expectativa é reunir cerca de 25 mil pessoas.

De acordo com a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, a ideia é consolidar Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento, além de buscar integrar a região ao campus universitário. "O trabalho será feito em conjunto com diversas secretarias e uma das propostas é mostrar as ações que são desenvolvidas pelo governo, não só as tecnológicas, mas também as de serviço", destacou Flaviá.

A Semana de Inovação vai abordar diversos temas, como soluções inovadoras que contemplem a integração entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental; na interação com a natureza, inseridas em suas áreas temáticas, como a química, a biologia e a física; soluções para otimizar a gestão e as atividades ligadas ao agronegócio; promoção da tecnologia de produção e modelos de negócios como inteligência artificial, robótica,computação em nuvem; humanidades e cultura; tecnologias digitais e da informação; urbanidades, entre outros.

O encontro vai contar com lançamentos de foguetes e satélites, experimentos didáticos, observação do céu, competição de games, visitas técnicas, oficinas, apresentações culturais e muito mais.

As inscrições serão abertas em breve para as indústrias, sejam elas de pequeno, médio e grande porte, além das startups, que tiverem interesse em divulgar propostas de inovação.

Sobre o programa Macaé Conecta

Foi instituído na estrutura da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, no âmbito do Núcleo de Apoio e Fomento à Pesquisa Acadêmica (NAFPA), o Programa Macaé Conecta: centro de pesquisa e desenvolvimento, com o propósito de promover a pesquisa aplicada e o desenvolvimento, buscando encontrar soluções para os desafios da cidade, a partir das instituições de ensino, pesquisa e extensão do município e parcerias público-privadas.

O Programa Macaé Conecta terá como finalidade o estabelecimento de medidas de incentivo à pesquisa científica, tecnológica e ao desenvolvimento. Sua implantação e operacionalização poderá celebrar convênios e parcerias com as instituições de pesquisa, empresas e instituições que promoverão a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito regional.