A população de Macaé vai ser contemplada com o aumento de 13 milhões de litros de água por dia, ainda no primeiro semestre de 2008. Este é mais um benefício resultante da parceria entre a prefeitura, o governo do estado e a Nova Cedae. O prefeito Riverton Mussi obteve do governo do estado a garantia do início das obras nos próximos dias, e a confirmação do investimento – R$ 15 milhões – a ser disponibilizado pela empresa de águas.
- O abastecimento precário de água sempre foi um problema para os macaenses. Graças ao bom relacionamento que mantemos com o governo do Estado, conseguimos garantir este investimento, que vai beneficiar toda a comunidade, disse o prefeito.
Riverton lembrou que a prefeitura sempre teve que atender a população no abastecimento de água, mesmo não sendo sua obrigação. “Mantemos o abastecimento com caminhões-pipa em escolas e postos de saúde, além das caixas d´água comunitárias em bairros como o Lagomar. Agora, é só aguardar a conclusão das obras da Cedae, que com certeza vão minimizar este problema”, comentou.
Segundo o gerente regional do Litoral Norte da Nova Cedae, Marcos Túlio, diversos bairros da cidade vão ser beneficiados. “O aumento de 33% do abastecimento de água vai beneficiar, logo nos primeiros meses de 2008, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Barreto da Praia, Engenho da Praia, Lagomar e, em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros atualmente não contemplados” esclareceu. Marcos Túlio explicou como serão empregados os recursos liberados pela Nova Cedae.
- O montante liberado pela Nova Cedae será empregado nas obras de duplicação da adutora de água bruta, situada entre o rio Macaé, na Severina, e a estação de tratamento de água no morro de Santana. Serão assentados 7,5 mil metros de tubulação de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros (60 centímetros) para atingir a meta de vazão de 600 litros de água por segundo. A primeira parte do material (1000 metros) chega na manhã desta quarta-feira (27). Os restantes 6,5 mil metros vão chegar em janeiro e fevereiro. A cada mil metros assentados, diversos bairros serão abastecidos”, concluiu o superintendente da Cedae.