Macaé vai sediar Congresso Brasileiro de Liminologia

14/05/2007 11:47:56 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 1,2 mil especialistas de diferentes áreas das ciências aquáticas estarão reunidos em Macaé dos dias 24 a 28 de agosto para o XI Congresso Brasileiro de Liminologia, evento que vai discutir estudos sobre a recuperação e a utilização racional dos ecossistemas aquáticos. Voltado para estudantes e pesquisadores, o evento tem apoio da prefeitura e já está com inscrições abertas no site www.sblimno.org.br. Este será o primeiro congresso científico brasileiro em que a comunidade local vai interagir com os pesquisadores.

De acordo com o professor Francisco Esteves, coordenador do evento e chefe do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), a escolha de Macaé para sediar o Congresso foi decidida em 2005, na Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Liminologia. De acordo com ele, através do Nupem e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé desenvolve diversos projetos na área de Liminologia, especialmente na Lagoa de Imboassica e no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

- A presença da comunidade científica em Macaé para o Congresso vai promover o fomento da economia, através da ocupaçã da rede hoteleira e de setores como alimentação, transporte e comércio. Além disso, o Congresso vai atrair a atenção da mídia e dos participantes para as potencialidades da região no desenvolvimento de pesquisas na área ambiental que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população, comentou Francisco Esteves.

O tema escolhido para esta edição do congresso é “Liminologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade”. A programação do evento está sendo elaborada para atender tanto aos especialistas da área quanto a comunidade, dando à população a oportunidade de participar da produção científica nacional e ampliar seus conhecimentos. A Liminologia é o ramo da ciência que se dedica ao estudo ecológico dos diversos sistemas aquáticos continentais, incluindo ambientes de água doce e salgada, como lagoas, açudes, represas, riachos e águas subterrâneas. O congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Liminologia, entidade fundada em 1982.