Macaé vai sediar Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica

16/08/2006 14:54:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Macaé recebeu, nesta quarta-feira (16), equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e técnicos da Rede Globo, que vieram ao município fechar os detalhes para a realização do Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica, que Macaé sediará de 06 a 10 de setembro.

Visitando o Ginásio Poliesportivo Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, onde foi recebida pelo presidente da Fesporte - Fundação de Esporte de Macaé -, Alex de Moraes, a equipe aprovou o ginásio para a realização da competição. O local foi considerado adequado para o evento que trará a Macaé ginastas de três países, Cuba, Argentina e México e, provavelmente também da Venezuela, cuja participação ainda está sendo fechada com o COB.

Segundo informou Alex de Moraes, Macaé foi escolhida como cidade-sede para a competição a convite do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. O convite foi feito ao prefeito Riverton Mussi, em uma de suas visitas a Brasília para tratar da escolha do município como Centro de Excelência em Basquete, feita pelo ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.

- Para nosso município é importante participar de eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Brasileiro, que conhece o interesse da municipalidade em divulgar e apoiar o esporte de um modo geral. Contamos com o Ginásio Poliesportivo, que já se tornou conhecido no estado e no país pela infra-estrutura capaz de sediar grandes acontecimentos. Estamos nos preparando para sediar esse Desafio e certos de que Macaé receberá bem os participantes – disse Alex Moraes.

O Desafio Pan-americano

O Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica é um evento amistoso internacional que faz parte do Calendário de Eventos Esportivos Preparatórios PAN Rio 2007, que têm como objetivo principal a preparação de Seleções Nacionais, bem como a divulgação dos jogos para todo o Brasil. O COB firmou convênio com as Organizações Globo que vai divulgar o evento nacional e internacionalmente. As ginastas da categoria adulta participam de quatro provas dos cinco aparelhos: corda, arco, bola, fita, maças.

As delegações chegam ao município no dia 6 de setembro e participam de treinamentos. A competição ocorre no sábado, dia 9, às 17h, com duração de 2h e 5 minutos. Os primeiros colocados, em conjunto e individual, receberão troféus e medalhas.

Alex Moraes disse que é objetivo da Fesporte trazer alunos de escolas da rede municipal e também as 240 crianças inscritas no Projeto da Fesporte, Trampolim Acrobático, para assistirem aos treinos. O presidente da Fundação disse também que, como cidade-sede, Macaé cumprirá as atribuições que lhe cabem para que o evento tenha o sucesso esperado. “Esse será um momento em que os olhos de grande parte do mundo estarão virados para o nosso município, já que vão participar do evento ginastas brasileiros e de outros países. Macaé vai mostrar as suas potencialidades”, concluiu.