Foto: Rui Porto Filho
Técnico Toninho Andrade vibra após a vitória alvianil no Carioca 2010
Demorou, mas o Macaé Esporte conseguiu sua primeira vitória no Carioca. Jogando no Estádio Los Larios, em Xerém, o Alvianil Praiano venceu, de virada, o Tigres do Brasil, em partida válida pela sexta rodada do Grupo B da Taça Guanabara. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Toninho Andrade chegou aos 4 pontos ganhos e deixou a lanterna da chave com a Fera da Baixada, com 3.
Na próxima rodada, a última da Taça GB, o Macaé Esporte recebe o Friburguense no domingo (07), às 17h, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes. No mesmo dia e horário, o Tigres do Brasil enfrenta o América no Estádio Giullite Coutinho, em Edson Passos. Apesar de ter vencido apenas a primeira, o Alvianil ainda tem chances de disputar as semifinais do Troféu Moisés Matias de Andrade, entre os terceiros e quartos colocados de cada grupo.
- A gente esperou muito por este momento. Fizemos bons jogos e a vitória não vinha. Agora, ela finalmente veio. Valeu o espírito de luta de todo o grupo. Vamos pensar no Friburguense e tentar fechar o turno com mais um resultado positivo - disse após a partida o lateral-esquerdo Bill, que recebeu o terceiro amarelo contra o Tigres e desfalca a equipe na última rodada.
O jogo
Jogando fora de casa e sob forte calor, o Macaé não fez um bom primeiro tempo e viu o clube de Xerém dominar as ações ofensivas. Aos 10min, o atacante Gilcimar recebeu pela esquerda, invadiu a área e chutou forte nas mãos do goleiro Jefferson. No ataque seguinte, aos 16min, os donos da casa quase marcaram com o lateral Oziel, em chute cruzado rente à trave direita do gol macaense.
Com maior posse de bola, o Tigres voltou a assustar aos 31min em belo chute do volante Leão, da entrada da área. Jefferson fez grande defesa. Dois minutos depois, foi a vez do meia Vander cruzar da direita para Gilcimar pegar de primeira. O camisa um macaense apareceu bem mais uma vez. O Alvianil só levou perigo aos 36min em chute do volante Gedeil da entrada da área. A bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro Marcos Leandro.
Mas, em uma bela jogada individual aos 40min, Gilcimar se livrou da marcação pela direita e, já dentro da área, chutou sem chances para Jefferson. O Tigres foi para o intervalo com o 1 a 0 e obrigou o técnico Toninho Andrade mudar o esquema, saindo do 3-6-1 e retornando para o 4-4-2. O zagueiro Otávio e o atacante Fernandão saíram para as entradas, respectivamente, dos também centroavantes Léo Santos e Laio.
As alterações surtiram efeito e o Macaé chegou ao empate logo aos 6min. O ala Fred cruzou da direita, o meia André Gomes tentou o arremate e, na rebatida da zaga, Léo Santos marcou de canhota. O Tigres quase voltou a comandar o marcador dois minutos depois. Gilcimar recebeu livre na área e perdeu grande chance. Mas, jogando com inteligência, o Alvianil Praiano voltou a comandar as ações e fez o gol da vitória aos 24min. Léo Santos, peça importante em campo, cruzou da direita e André Gomes marcou de cabeça. Foi o quarto gol do meia na competição.
Na base dos contragolpes, o Macaé poderia ter feito o terceiro aos 28min, quando Léo Santos repetiu a dosa pela direita, mas desta vez o meia Diego não chegou a tempo de completar para o gol. Dez minutos depois, foi a vez do Laio arriscar da entrada da área e Marcos Paulo colocar para escanteio. Aos 42min, quem também arriscou da intermediária foi o volante Da Silva para o goleiro do Tigres bater roupa. O time da casa tentou pressionar no fim, mas o Macaé soube garantir a sua primeira vitória no Estadual.
- Em maio do ano passado, fiz a minha reestreia pelo Macaé aqui neste estádio e, na ocasião, vencemos por 2 a 0. Dali em diante, fizemos uma grande temporada, corada com a excelente campanha no Brasileiro. Agora, neste retorno a Los Larios, ganhamos do Tigres mais uma vez e esperamos que seja o caminho de uma nova arrancada. O grupo está de parabéns pelo poder de reação - afirmou o técnico Toninho Andrade.
FICHA TÉCNICA
TIGRES 1 X 2 MACAÉ
Data/Hora: 03/02/2010 – 17h
Local: Estádio Los Larios (Xerém)
Público: 200 pagantes (250 presentes)
Renda: R$ 2.900,00
Árbitro: André Luis Paes Ramos
Auxiliares: Marcelo Corrêa de Lima e Lino de Paula Leite Neto
Cartões amarelos: Oziel, Paulo César e Gilberto (TIG); Otávio, Marciel, André Gomes e Bill (MAC)
Cartões vermelhos: Oziel (40’2°T) e Paulo César (49’2°T) (TIG)
>> Tigres: Marcos Paulo; Oziel, Paulo César, Zé Carlos (Gilberto, 25’2°T) e Celico (Ronaldo, 23’2°T); Leão (Leandro Chaves, 28’2°T), Jailson, Daniel Martins e Vander; Luiz Henrique e Gilcimar. Técnico: Betão.
>> Macaé: Jefferson; Ricardo, André e Otávio (Léo Santos, intervalo); Fred, Gedeil, Marciel (Da Silva, 25’2°T), André Gomes, Diego e Bill; Fernandão (Laio, intervalo). Técnico: Toninho Andrade.