Foto: Divulgação
Atleta foi o único esportista do estado do Rio de Janeiro a participar da competição
O atleta macaense Dinarte César foi o campeão de Tae Kwon Do na categoria faixa preta (até 68 quilos) do 2009 World Police & Fire Games, realizado em Vancouver (Canadá), entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. O atleta foi o único esportista do estado do Rio de Janeiro a participar da competição que reúne policiais, bombeiros e guardas municipais. Dinarte tem apoio da prefeitura de Macaé e esta foi a primeira competição que participou no exterior.
Em abril deste ano, Dinarte, 33 anos, que trabalha como instrutor de defesa pessoal da Guarda Municipal de Macaé, mestre faixa preta 4º DAM de tae kwon do, foi campeão na modalidade 80 quilos no Campeonato Brasileiro Militar. Dinarte representou a Guarda e o município de Macaé na competição, realizada no Ginásio da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, em Deodoro, no Rio de Janeiro.
O atleta macaense também é professor de Tae Kwon Do do Programa de Iniciação Desportiva da prefeitura de Macaé.
- O World Police & Fire Games reuniu 10 mil atletas de diversas partes do mundo que competiram em diferentes modalidades esportivas. A primeira luta que disputei foi contra o atleta da China Tai Pei, a segunda contra o representante de Hong Kong e a terceira contra o atleta americano Sam Sa. O evento tem grande visibilidade mundial e do Brasil participaram 280 atletas -, explica Dinarte César.
Com o atleta americano Dinarte pode conhecer a técnica da Seleção Juvenil Universitária de Tae Kwon Do. “Fui convidado a participar do US Open em fevereiro de 2010 que será realizado na Califórnia. Espero conseguir patrocínio para poder ir antes, tipo um mês, para poder treinar melhor”, explica.
Além do patrocínio da prefeitura de Macaé (“o prefeito Riverton Mussi apoiou muito a minha ida”), outras empresas apoiaram o atleta, como a Transporte Macabú, Merrel Seguros, JHE Transporte, Madeireira Canaã e Centro Educacional Ceia (Reino Encantado). “Além disso, agradeço às pessoas (cerca de 60) que compraram a rifa que fiz para poder viajar, a nutricionista Daniela Souza, Academia Performance, a feijoada da tia Cláudia, ao meu aluno Pablo Martins que me incentivou muito e me deu muita motivação para treinar”, lembra Dinarte.
Dinarte César - que é hexa campeão estadual, Tricampeão da Copa Brasil e do Rio Open – já tem em sua agenda várias competições para os próximos meses: o Brasil Open (em outubro na cidade paranaense de Londrina), o Argentina Open (novembro) e, é claro, o US Open (fevereiro). “Agora é voltar a treinar e buscar novo patrocínio para estar levando o nome de Macaé para todas essas competições”, completa.