logo

Macaenses acompanham reforma na Academia da Cidade

24/10/2005 14:25:57 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A reforma da Academia da Cidade, na Praça Washington Luiz, vem sendo acompanhada com interesse por muitas pessoas cadastradas para participar das aulas de ginástica no espaço, inaugurado em 2002, e freqüentado por mais de três mil pessoas. A reforma está sendo feita pela prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Esporte e Lazer. A Academia deverá ser entregue à população até o início de novembro.

Segundo informou o secretário Teodomiro Bittencourt Filho, alguns equipamentos foram consertados e a prefeitura adquiriu novos aparelhos. Além disso, a academia recebe novo piso, pintura na grade, reforma na iluminação, e em breve, estará pronta para ser entregue aos que usam o espaço para suas atividades físicas.

- São muitas pessoas que freqüentam a academia diariamente. O cadastro conta com 3.200 pessoas, um número significativo, que mostra o interesse da população pela academia. Mesmo situada em praça pública tem o funcionamento de uma academia particular, com 18 professores, nutricionistas, avaliadores físicos, fisioterapeutas, tudo visando oferecer segurança e qualidade a seus freqüentadores – ressalta Mirinho – lembrando que a academia atende a jovens, adultos e pessoas da terceira idade, funcionando das 06h até a noite, de segunda a sexta-feira e, também, aos sábados, de 07h às 13h. Ele diz que a secretaria fará, mensalmente, a manutenção dos equipamentos para evitar que se deteriorem, já que ficam expostos ao ar livre.

- É um espaço importante para Macaé, porque oferece gratuitamente atividades físicas à população e com acompanhamento de pessoas capacitadas – fala Mirinho, informando que, já no início do próximo ano, Macaé ganhará sua segunda academia ao ar livre, que será instalada no Parque Aeroporto, mas que há projetos para instalações de academias em outros bairros macaenses.

Freqüentadores aguardam com ansiedade a reinauguração

O aposentado Manoel de Oliveira, de 66 anos, diz que sempre desejou praticar atividades físicas, mas não tinha condições para freqüentar uma academia de ginástica e ficou muito satisfeito quando a prefeitura abriu a Academia da Cidade na praça Washington Luiz, oferecendo oportunidades da prática de exercícios físicos de forma gratuita. “Estava contando os dias para que a academia voltasse a funcionar. Senti grande melhora no meu estado de saúde quando freqüentava as aulas. Assim como eu, muitas pessoas esperam que as obras terminem e a academia volte a funcionar”, afirma o aposentado.

Passando pelo local e vendo a movimentação das obras, Luciene da Silva, moradora da Aroeira e freqüentadora das aulas, parou para se informar quando a academia voltará a funcionar. Sendo informada que dentro de poucos dias as aulas recomeçarão, Luciene fala: “até que enfim, vou poder voltar às minhas atividades físicas. Essa academia representa muito para nós, que gostamos de nos exercitar, com acompanhamento e não temos como pagar. As aulas são boas, os professores bem preparados e estou louca para as aulas recomeçarem”, frisa Luciene.