Escolhidas para representar a região norte do estado do Rio de Janeiro, duas macaenses participam, entre os dias 17 e 20 de agosto, da II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília. O evento será coordenado pela secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Eleitas durante a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em junho no Rio, Kátia Valenty representará como delega o poder público e Rosária Maria de Souza Santos a sociedade civil.
A secretária executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, ressalta a importância da conferência para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “As delegadas levarão para a conferência a realidade, as aspirações, reivindicações e propostas das mulheres do norte fluminense”, enfatiza.
O evento contará com a participação de representantes do poder público e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. "Temos grande missão como representantes das organizações da sociedade e dos órgãos governamentais, pois este é um espaço de socialização e ampliação dessas discussões e deliberações, de modo a assegurar que a participação da Região Norte do Estado na Conferência Nacional traduza a força, a garra e o talento das mulheres do Estado do Rio, na luta pela construção de uma sociedade igualitária", finalizam Kátia e Rosária.
Durante a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres serão discutidos os seguintes os temas:
I - Análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade na perspectiva da implementação do PNPM;
II - Avaliação das ações e políticas propostas no PNPM, sua execução e impacto;
III - Participação das mulheres nos espaços de poder.