Foto: Kaná Manhães
Prefeitura avança com o programa Água Limpa
A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras Públicas, está em fase de conclusão da primeira fase das ações do Programa Água Limpa, que tem a finalidade de realizar a macrodrenagem de pontos cruciais do município. As frentes de trabalho estão atuando em dois pontos principais - no encontro da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) com a Rua Antônio Curvello Benjamim; e na Rua Antônio Benjamim e a Fábio Franco, fechando o pacote da obra de drenagem de águas pluviais.
Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, quando a obra chegar à Rua Télio Barreto, a obra inclui a implantação de uma tubulação de 1,80 de diâmetro, cruzando esta rua. Nesta fase, será necessário demolir um imóvel da prefeitura para que se possa fazer um poço neste terreno, que passará a receber a tubulação que cruzará à rua inicial.
- Todas as obras da macrodrenagem de Macaé que já foram iniciadas ainda não foram concluídas por conta de interferências das concessionárias de telefonia, gás e energia. As quatro bombas com capacidade de 1500 litros por segundo, já se encontram no canteiro da empresa contratada só aguardando a conclusão das obras da elevatória (piscinão) para que sejam montadas, explicou o secretário.
O secretário adiantou que a previsão é que a primeira fase seja concluída até abril, quando o município passará contar com uma melhor rede de drenagem de águas pluviais. O trabalho faz parte de um pacote de R$ 277 milhões já estipulados para a realização deste trabalho.
- A partir daí será iniciada a segunda parte da obra, que é o de saneamento básico com duração prevista para três anos, por se tratar de um processo bem detalhado. O projeto prevê a coleta de todo o esgoto, que será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa (Linha Verde) com previsão de começar a partir de março deste ano, explicou Tadeu Campos.
Iniciada em 2008, as obras atendem uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros próximos aos canais da Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa, para acabar com os alagamentos em ocasião de chuvas mais fortes.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Visconde de Araújo, Márcio Machado, a comunidade tem acompanhando as obras de perto desde seu início, e assim podendo ver os avanços que tem influenciado na melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro.
- Agora, com o recapeamento deste trecho, o transtorno diminuiu. Já solicitamos ao prefeito que o próximo passo seja a urbanização do antigo canteiro da Curvelo Benjamim, que deverá ser transformado em uma área de lazer, destacou Márcio.