logo

Mactran: câmeras começam a funcionar nesta quarta-feira

13/08/2007 18:07:35 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Motoristas devem dobrar a atenção a partir desta semana. A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) instalou câmeras em seis sinais de trânsitos, com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas ruas da cidade. A partir desta quarta-feira (15), as câmeras começam a funcionar, registrando multas. O objetivo é reduzir os índices de acidentes nas vias urbanas. De acordo com levantamento feito pela Mactran, em 2006, foram registrados 1154 acidentes, com 478 vítimas, sendo 119 graves e 11 fatais.

As câmeras serão instaladas junto aos sinais no trevo de acesso a Petrobras, que fica localizada na Praia Campista; no cruzamento da Rua vereador Manuel Braga com Rua Francisco Portela (próximo à Rodoviária); no acesso à Nova Holanda, na Praça São Pedro (Barra de Macaé); acesso ao bairro São Marcos, Avenida Aristeu Ferreira da Silva com Rua Tenente Célio (Novo Cavaleiros), e no trevo do Novo Cavaleiro.

A Mactran alerta que para evitar a infração, o motorista deve parar antes da faixa de retenção, não ultrapassar o sinal amarelo, não parar sobre a faixa de pedestres e não avançar o sinal vermelho. O motorista pode ser autuado no artigo 182 do Código de Trânsito (cruzar faixa de pedestres), que resulta em multa de R$ 87,48 e cinco pontos na carteira. O avanço de sinal (artigo 208) é considerado infração gravíssima, conta sete pontos na carteira e multa de R$ 314,95.

O presidente da Mactran, Lúcio Aracati, lembra que as câmeras estão em testes desde julho. “Fomos surpreendidos com o grande número de infrações, principalmente de avanço de sinal. Fizemos uma soma dos seis sinais e foram registradas em média 500 infrações, chegando até a 900 infrações em só um dia”, ressalta Aracati.