A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) vai dar curso aos novos motoristas de ônibus, vans e micro-ônibus contratados pelas empresas para reforçar o Sistema Integrado de Transporte. O curso será sobre a operação nos itinerários criados pelo sistema. Serão 45 motoristas, divididos em três grupos de 15, que vão atuar como monitores, repassando as instruções para os outros 180 colegas que operam as linhas troncais, circulares e expressas. Os motoristas das alimentadoras vão conhecer todo o sistema.
As aulas terão o mesmo formato do primeiro curso, com as atuais modificações e as que vão ser implementadas.
Conforme amplamente divulgado, a autarquia deu o curso a primeira vez no auditório da Guarda Municipal a dezenas de motoristas encaminhados pelas empresas, 60 dias antes da implantação do novo sistema de transporte, através de pessoal capacitado. Segundo o diretor de Transporte, Jayme Couto, a Mactran utilizou o formato de palestras com sistema multimídia, ilustradas com textos, mapas e croquis. Foram criadas diversas situações para os motoristas apontarem as soluções.
- Durante a exposição do novo sistema, abordamos várias situações, tiramos as dúvidas e até fizemos pequenas alterações, em função de sugestões por eles apresentadas, para operação das linhas troncais, circulares e alimentadoras, afirma o diretor.
Jayme Couto citou o que motivou a MACTRAN a dar novo curso aos condutores dos ônibus. “Os técnicos do setor de Transporte constataram, com base na atuação dos motoristas, que as empresas de ônibus não proporcionaram a eles o treinamento adequado ao novo sistema. O presidente da Mactran, Fernando Magalhães, decidiu reciclar os condutores, levando em conta essas informações, as mudanças em alguns itinerários e a criação de novas linhas” explicou Jayme.
O curso também será dado aos condutores de vans e micro-ônibus, que fazem as linhas alimentadoras. Jayme acrescentou que técnicos do Transporte fizeram alguns percursos nos dias 02 e 03, ao lado de condutores de veículos alimentadores, o que não foi suficiente que eles se familiarizassem com todo o sistema.
- Fazendo o curso na MACTRAN, condutores de vans e micro-ônibus conhecerão todo o sistema. Além disso, terão tempo suficiente para receber todas as instruções necessárias, tirar dúvidas, dar sugestões trocar experiências e informações com os motoristas de ônibus, concluiu o diretor de Transporte.