A Macaé Trânsito e Transportes – Mactran divulgou nesta quinta-feira (20), uma série de medidas que vão facilitar o acesso do público ao Parque Latiff Mussi e ao Centro de Convenções, locais de realização das comemorações dos 193 anos de Macaé, visando conforto e segurança da população macaense e dos visitantes de outros municípios. A divulgação foi feita pelo presidente da Mactran, Fernando Magalhães, no Centro de Convenções, durante a segunda reunião que tratou de segurança, transporte e acesso do público à cidade e aos locais dos festejos.
- A Mactran elaborou um croquis, através do qual discutiu com o secretário de Saúde , Fernando Diogo, os locais de estacionamento das ambulâncias, para facilitar sua locomoção – saída e retorno – para atender os casos mais graves e emergências. Foi executado o mesmo procedimento com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Visando à segurança da população nas vias principais de acesso ao Parque de Exposições, num trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, uma moto estará circulando nas vias de acesso ao Parque de Exposições, para detectar animais que estejam nas pistas. O fato será comunicado, via rádio, a uma equipe do caminhão de recolhimento de animais, para que as estradas sejam liberadas”, detalhou o secretário.
Segundo Fernando Magalhães, um reboque ficará estacionado junto ao 32º Batalhão da PM, para retirar das pistas veículos que enguicem ou se envolvam em acidentes. “Essa providência vai evitar congestionamento do trânsito nas pistas de acesso ao Parque ou de saída”, enfatizou Fernando.
O diretor de trânsito da autarquia, coronel Aracati, falou dos estacionamentos internos e externos do Centro de Convenções. “Os portadores de necessidades especiais terão 28 vagas à disposição no estacionamento interno do Centro, setor A, em frente à entrada principal. Os táxis terão 20 vagas no setor C, e os ônibus de excursão, de outros municípios, vão estacionar no setor D, parte interna, para desembarque e embarque dos passageiros. Os ônibus urbanos vão deixar e recolher os passageiros nas pistas externas, em frente ao Parque e Centro de Convenções”, observou.
Segundo Aracati, a Mactran conseguiu ônibus extras e disponibilizou 215 agentes – somados os cinco dias de shows. “Para o dia 26, do show Gospel, vão atuar 11 agentes (oito de trânsito e três fiscais) e haverá 40 ônibus extras; dia 27 – Calcinha Preta - 35 agentes (25 de trânsito e 10 fiscais de transporte), com a reserva de 70 ônibus; 28 – Araketu – 35 (25 agentes de trânsito e 10 fiscais) com a reserva de 60 ônibus; 29 – Roberto Carlos – 105 agentes (75 de trânsito e 30 fiscais de transporte) com a reserva de 70 ônibus; dia 30 – 28 agentes (20 de trânsito e oito de transporte) com a reserva de 30 ônibus”, disse o coronel. Ele acrescentou que todos os dias, a partir das 19h, serão colocados 10 ônibus extras no Parque de Tubos com destino ao Parque de Exposições, e todos os dias serão colocados quatro ônibus na Rodoviária da cidade para os visitantes, com destino ao Parque de Exposições, pelas linhas Verde e Azul.