logo

Mactran intensifica combate a lotadas

18/10/2006 16:10:45 - Jornalista: Janira Braga

A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) está intensificando a fiscalização contra o transporte irregular feito nas chamadas lotadas - carros de passeio que trazem passageiros de cidades vizinhas para Macaé e levam outros passageiros de Macaé para municípios da região. Na terça-feira (17), quatro carros e uma van oriundos de Carapebus e Campos, que faziam lotada, foram apreendidos em Cabiúnas, entrada da cidade.

- O Código de Trânsito Brasileiro não permite o transporte de lotadas, que são carros que operam ilegalmente. Nossa fiscalização é diária e vai continuar – afirma o presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati. A maioria dos carros tem placa de Campos. Hoje, no pátio da Guarda Municipal, para onde são levados os veículos, estão 18 carros apreendidos e cinco vans.

De acordo com o presidente da Mactran, o cidadão que usa este tipo de transporte está arriscando a própria vida. “Muitos carros estão em mau estado de conservação. Este tipo de transporte prejudica o trabalhador macaense que é taxista e prejudica todo o fluxo coletivo”, diz o coronel. Ele orienta para que o passageiro não utilize a lotada. “Não coloque sua vida em risco, use o transporte regular”, comenta.

De acordo com o presidente da Mactran, os veículos estão sendo apreendidos de acordo com o artigo 131 do Código Brasileiro de Trânsito e com o artigo 51 da Lei Municipal 2444/2003. Aracati informa que a Mactran tem recebido diversas denúncias deste tipo de transporte. Quem quiser denunciar, pode ligar para 2796 5250.