logo

Mactran se empenha para reduzir número de acidentes

18/09/2007 09:11:05 - Jornalista: Simone Noronha

A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) está empenhada em reduzir o número de acidentes de trânsito no município e aderiu à Campanha Nacional de Educação no Trânsito, iniciada nesta terça-feira (18). Esta semana, a Mactran começa a fazer em escolas com treinamento de Direção Defensiva, para adolescentes de 16 e 17 anos. A primeira escola que receberá o treinamento será a Escola Alpha. O objetivo é conscientizar cerca de dois mil jovens que vão tirar carteira de motorista no próximo ano.

O treinamento faz parte das ações da Mactran para reduzir o número de acidentes principalmente entre os jovens, as maiores vítimas do trânsito. Nesta segunda-feira (17), agentes da Mactran, representantes do Hospital Público Municipal (HPM), do Hospital da Serra e representantes de Associações de Moradores e de lojas de motos, se reuniram com o diretor da ONG Global Road Safety Partner Ship (Parceria Mundial de Segurança Viária), José Cardita.

O objetivo do encontro foi discutir o aumento do número de acidentes no município e propor ações para reduzir estes índices. A Mactran firmou convênio com a ONG em março do ano passado. De três em três meses, um representante da entidade vem à cidade acompanhar as ações para a redução de acidentes.

Em 2006, foram registrados pela Mactran 1554 acidentes, sendo 371 com vítimas. Este ano, até julho, já foram registrados 866 acidentes, com 231 vítimas. Destes acidentes, 57 pessoas tiveram ferimentos graves. Na maioria dos casos, os acidentes envolvem motos. Uma das ações de prevenção é uma parceria com a empresa Honda, oferecendo treinamento para os motociclistas que estão comprando a primeira moto.