logo

Mactran vai instalar câmeras em sinais de trânsito

10/08/2007 15:02:17 - Jornalista: Simone Noronha

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas ruas da cidade, a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) instalou câmeras em seis sinais de trânsito. As câmeras vão começar a funcionar a partir da próxima quarta-feira (15), já aplicando multas aos infratores. De acordo com o presidente do órgão, Lúcio Aracati, a Mactran vem fazendo testes nos sinais onde estão as câmeras desde o julho.

- Fomos supreendidos com o grande número de infrações, principalmente de avanço de sinal. Por dia, somando os seis sinais, foram em média 500 infrações. Chegamos a registrar até 900 infrações em um só dia - diz Aracati.

De acordo ele, o objetivo não é multar os motoristas, mas reduzir os índices de acidentes nas vias urbanas. De acordo com levantamento feito pela Mactran, em 2006, foram registrados 1154 acidentes, com 478 vítimas, sendo 119 graves e 11 fatais.

Os sinais serão instalados no trevo de acesso à Petrobras, na Praia Campista; no cruzamento da Rua Vereador Manoel Braga com Rua Francisco Portela (próximo à Rodoviária); no acesso à Nova Holanda, na Praça São Pedro (Barra de Macaé); acesso ao bairro São Marcos, Avenida Aristeu Ferreira da Silva com Rua Tenente Célio (Novo Cavaleiros), e no trevo do Novo Cavaleiros.

A Mactran alerta que para evitar a infração, o motorista deve sempre parar antes da faixa de retenção, não ultrapassar o sinal amarelo, não parar sobre a faixa de pedestres e não avançar o sinal vermelho. O motorista pode ser autuado no artigo 182 do Código de Trânsito (cruzar faixa de pedestres), que resulta em multa de R$ 87,48 e cinco pontos na carteira. O avanço de sinal (artigo 208) é considerado infração gravíssima, conta sete pontos na carteira e multa de R$ 314,95.