Nesta quinta-feira (10), acontece mais uma Tarde de Integração da Terceira Idade, no Teatro Municipal, a partir das 15h. Uma vez por mês o evento é realizado, lotando os 500 lugares do espaço. Tendo como tema especial, as mães e as avós, pois o Dia das Mães é no domingo (13), a festa terá dez apresentações, entre esquetes, músicas, declamações de poesia, danças e outras atividades. Em março, os encontros comemoraram cinco anos em Macaé.
- O ponto alto desta tarde festiva será a primeira apresentação do Coral da Guarda Sênior, que tem cerca de 100 integrantes – comenta a coordenadora do Cerimonial da Fundação Macaé de Cultura, Fátima Jorge, acrescentando que eles cantarão quatro canções da Música Popular Brasileira, na abertura do evento.
Segundo Fátima, o acontecimento proporciona aos idosos descontração, alegria, estímulo à criatividade, sentimento de utilidade, além de inserção na sociedade.
- O mais bonito é que no final da festa, eles saem leves, felizes e realizados - frisa a coordenadora. Os freqüentadores do evento são, na maior parte, integrantes de grupos da terceira idade.
Ela lembra que este programa é pioneiro, não havendo outro semelhante em outra cidade ou estado brasileiro.
- Devemos ressaltar que a Tarde de Integração é uma realização da prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura e da Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé (Cetim) - explica Fátima, acrescentando que o grande parceiro para a realização do evento é o Costa Mil.
- A parceria entre as instituições públicas e privadas é importante para este evento – diz Fátima, ressaltando que as pessoas interessadas em co-participar desta festa feita para a maior idade, devem entrar em contato, através do telefone 2759-0889, ramal 202, e falar com Fátima ou Richard.
A programação é a seguinte:
1- Abertura com a Banda da Melhor Idade sob o comando de Neguinho
2- Apresentação do Coral da Guarda Sênior
3- Esquete teatral com o Grupo Prosperidade da Barra
4- Hugo Garcia apresenta “Fome no mundo” com a participação do Grupo Estrela do Mar
5- Sátira Musical “Amor de Mãe” com Hailton Ramos
6- Apresentação do Grupo Alvorecer com Ninho do Sabiá
7- Grupo da Paz da Aroeira apresenta “O filho rebelde que reconhece o que é ser mãe” com a participação de Hugo Garcia
8- Esquete com Rizete Medeiros com a participação de Robson e de Paulo Medeiros
9- Apresentação do cantor Paulo Batista
10- Hugo Garcia em “Muralhas da Solidão”
Para concluir a coordenadora do Cerimonial da Fundação Macaé de Cultura conta que também haverá sorteios e brincadeiras. Ela faz questão de frisar que a entrada para o evento é gratuita.