logo

“Maio Amarelo” é divulgado durante I Fórum Municipal Sobre Violências

20/05/2015 17:00:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A mobilização busca ampliar a segurança no trânsito

A Mobilidade Urbana esteve presente no I Fórum Municipal sobre Violências, nesta quarta-feira (20). O objetivo foi divulgar o “Maio Amarelo”, movimento mundial ao qual Macaé fez a adesão para chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O objetivo da equipe de Educação no Trânsito foi mobilizar ainda mais pessoas e colocar em pauta o tema segurança viária, marcando o mês de maio como o início de uma mudança de atitude, da “atenção pela vida”.

O evento, promovido pela secretaria de Saúde, tem como tema "A construção do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes". No entanto, o índice de mortalidade por causas externas inclui, além da sexual, a violência no trânsito, em que as principais vítimas são crianças e jovens. Desta forma, a participação no fórum foi importante para mostrar a necessidade de que todos passem a tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia que precisa ser combatida.

- O combate à violência requer ações intersetoriais e a união de forças para a realização do fórum é fundamental, pois ninguém realiza nada sozinho, disse a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes, Maria Lusia Sarubi.

Símbolo – Para estimular a colaboração de todos, foi distribuído ao público no I Fórum Municipal sobre Violências um material contendo 10 dicas de segurança no trânsito, além do laço na cor amarela, marca símbolo do “Maio Amarelo”. Desta forma, espera-se que cada um passe a adotar um comportamento mais seguro e responsável, visando à preservação da sua própria vida e a dos demais ao seu redor:

- Não é possível falar sobre violência sem lembrar da violência no trânsito, que é um dos fatores que mais atinge crianças e jovens no país. Daí a importância da disseminação dos conceitos do “Maio Amarelo”, para que possamos contar com a colaboração de todos na tentativa de reverter este quadro, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito, Carla Sancho.

Outros interessados em conhecer o movimento “Maio Amarelo” podem acessar o endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br. Já para os interessados em participar do I Fórum Municipal sobre Violências, também haverá programação nesta quinta-feira (21), das 8h às 17h, no auditório da Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.


Fotos Relacionadas