Maio Laranja: ação marca o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

15/05/2024 16:40:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

O Conselho Tutelar de Macaé estará com uma força-tarefa nesta quinta-feira (16) na Praça Veríssimo de Melo. A ação marca o Maio Laranja, mês de combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Na oportunidade, os conselheiros tutelares estarão disponíveis para atendimento à população, das 9h às 17h, para o recebimento de denúncias, realização de encaminhamentos, entre outros serviços.

Anete Donola Souto Maior, coordenadora do Conselho Tutelar 3 (Serra) está na organização e reforça que o evento busca chamar a atenção de todos e ampliar os esforços no combate à prática criminosa. “É de todos nós a responsabilidade de prevenir e colocar fim a esse abuso. A violência sexual deixa marcas difíceis de serem superadas, o melhor é evitar as situações que colocam as crianças em risco, e não se omitir ao tomar conhecimento de algum caso em que a violência foi ou está sendo praticada, mesmo se for apenas suspeita”, destaca.

Além do atendimento realizado pelos Conselhos Tutelares, denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100, com atendimento 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.?A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefones fixos quanto celulares.

Maio Laranja - O apelo para a sociedade ganha força no mês de maio, já que o dia 18 foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em memória do caso Araceli, quando em 1973, a menina de apenas 8 anos foi sequestrada, violentada e morta, ganhando repercussão nacional.