logo

Maior Fórum de SMS da Indústria Offshore começa nesta quarta em Macaé

05/06/2006 18:08:54 - Jornalista: Catarina Brust

Operários, baldes de tinta, madeiras, estruturas metálicas e expositores. Esse é o clima do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), nesta segunda-feira (05) com os últimos preparativos para a abertura da Protection Offshore (Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore), nesta quarta-feira (07) às 14h.

. A Protection é uma realização da Media Group do Brasil, com apoio da prefeitura de Macaé, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e outras instituições. A Petrobras é patrocinadora do evento.
O evento reúne os líderes do mercado da indústria offshore, com inúmeros produtos e serviços relacionados à proteção ambiental, segurança industrial, saúde e infra-estrutura de serviços a comunidade. A prefeitura, a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) terão estande no Fórum, onde serão apresentados os projetos e conceitos ligados às questões de SMS. A secretaria de Saúde também participa, além das secretarias da área econômica e da Secretaria de Comunicação.

- A Semma vai tirar dúvidas de empresas em relação à legislação ambiental, além de fornecer informações às empresas sobre cadastramento ambiental para o monitoramento de resíduos de suas atividades. Será apresentado o projeto Reflorestar, voltado para o reflorestamento da bacia hidrográfica do Rio Macaé, que está alinhado ao programa de incentivo ao mercado de produção de mudas da mata atlântica e ao programa de proteção aos mananciais hídricos, entre outros projetos, detalha Fernando Marcelo Tavares, secretário de Meio Ambiente.

O Fórum reunirá 80 empresas expositoras, que representam 185 marcas de 15 países. A expectativa é de oito mil visitantes nos três dias de feira, que acontece até o dia nove no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 20h.

- A importância da Protection mostra o amadurecimento do setor econômico na área de SMS, que hoje já prioriza as políticas de saúde, meio ambiente e segurança, nos novos projetos e nos projetos que já estão em operação. A secretaria de Indústria e Comércio estará apresentando os projetos da prefeitura deste setor, como o Pólo Industrial e o Pólo Tecnológico, destaca Alexandre Gurgel, secretário de Indústria e Comércio.

Diretor da MG do Brasil, empresa organizadora da Protection, Eric Hendersen afirma que o evento é o primeiro focado exclusivamente no conceito de SMS. Segundo ele, com o sucesso da primeira edição, a feira se transformou no maior fórum de SMS na indústria offshore.

- A Protection Offshore se consolida como evento fundamental da indústria de petróleo e de extrema importância para promover a aproximação entre grandes companhias e empresas do setor – diz.

O Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) é o organizador da Conferência que será realizada durante o evento, cujas palestras serão estruturadas com base em um tema central: “A influência da inovação tecnológica no aprimoramento da gestão de SMS”. Nos painéis, serão discutidos temas como crescimento da industria de petróleo, segurança no transporte, gestão de saúde nas atividades offshore, responsabilidade social empresarial, tecnologias disponíveis para prevenção e identificação imediata a acidentes, entre outros.

As Rodadas de Negócio foram elaboradas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e têm como objetivo principal o contato de grandes empresas (âncoras), com as pequenas e médias, possibilitando que essas empresas apresentem seus serviços às companhias de petróleo interessadas em novas parcerias. A Petrobras, Shell, CBO, Maersk, Mendes Junior, Odebrecht, SBM, Transocean, Transpetro e Ultratec são as empresas âncoras desta segunda edição da Protection.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disponibilizará no seu estande um posto de atendimento do Escritório de Licenciamento de Petróleo e Nuclear (ELPN). O principal objetivo é promover um diálogo com empresas do segmento e esclarecer dúvidas sobre processos de licenciamento ambiental para projetos de exploração e produção de petróleo e gás. Além disso, o Ibama promoverá um ciclo de palestras sobre conservação ambiental e as atividades de petróleo.

Outra novidade da Protection este ano, é o lançamento no primeiro dia da Protection, às 16h, o Prêmio Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos 2006, organizado pelo Grupo de Empresas prestadores de serviços da indústria de petróleo e afins (Geps), com apoio do Sesi/Senai e Petrobras. O objetivo é premiar as empresas do mercado de petróleo offshore que conseguirem atender o maior número de requisitos da norma brasileira de responsabilidade social, a ABNT NBR 16001.

Os visitantes do maior Fórum de SMS da Industria Offshore também serão brindados com uma exposição “Meio Ambiente em Arte”, durante a realização do evento. Artistas renomados de Macaé estarão expondo pinturas, esculturas, tapeçarias, que poderão ser vistos em meio ao corre-corre da Protection. Antônio Cardoso, Ariadne Decker, Cláudia Barreto, Deborah Col Costa, Eisaburo Mori, Jojó, Liara, Maria Klonowska, Mariane Pires, Martinho Santafé e Vicente Klonowski são alguns nomes confirmados que estarão presentes na feira através de seus trabalhos.

*Colaborou equipe Secom