Desta vez, as mulheres da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (UNAMAMA) vão poder caminhar no maior viveiro de pássaros da America Latina. O local da “Caminhada Amiga”, que será realizada na terça-feira (30), é o Parque Natural dos Pássaros, em Rio das Ostras.
A “Caminhada Amiga” tem como objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao público que frequenta a instituição. Para a fisioterapeuta Alessandra Mesquita, responsável pelo projeto, a natureza e as aves como cenário serão estimulantes. “Além de fazer muito bem ao corpo, certamente, como todas as caminhadas, esta trará benefícios ao bem estar das pacientes”, afirmou.
Uma vez por mês, um grupo de mulheres caminha em algum local escolhido pela equipe, onde realizam exercícios físicos, de respiração, alongamento etc. De acordo com Alessandra, “o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade.
Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem muitos benefícios. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade de prevenir lesões”, destacou.
Outros benefícios da caminhada podem ser destacados , segundo Alessandra: “na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades”.