logo

Maioria dos participantes de audiência no Sana vota a favor do asfaltamento de estrada

18/08/2007 14:20:57 - Jornalista: Janira Braga

A maior parte dos 115 moradores do Sana que participaram neste sábado (18) da audiência pública sobre o asfaltamento na estrada que dá acesso ao distrito se posicionou favorável à obra. Durante a votação aberta - realizada após a fala de moradores do distrito, tanto da Cabeceira, quanto da Barra e do Arraial - quatro pessoas se mostraram contra o asfaltamento e os demais se mostraram favoráveis. A abstenção do voto foi de seis moradores.

A audiência pública - realizada no Colégio Municipal do Sana - foi presidida pelo vereador Maxwell Vaz, que propôs a reunião. O vereador finalizou o encontro com os moradores parabenizando a comunidade pela participação. “A plenária delibera pela reivindicação asfáltica no trajeto que liga o distrito do Sana à cidade de Macaé e ao município de Casimiro de Abreu. A ata será encaminhada para todos os vereadores, o prefeito e as secretarias afins”, disse.

Ambientalistas, moradores do Sana, representantes de ONGs participaram da audiência, além dos secretários Especiais de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz; Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira; o secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery e a vereadora Marilena Garcia.

O secretário de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, que representou o prefeito Riverton Mussi na audiência, afirmou que a presença da comunidade denota uma manifestação de cidadania. “Após as manifestações aqui apresentadas, foi observado que o Sana requer outras ações, não só o asfaltamento. Vamos implantar um Conselho Municipal de Desenvolvimento Local do município, que terá reuniões no sana”, ressaltou.

De acordo com Jorge Aziz, todo o desenvolvimento da obra de asfaltamento será acompanhado pelos moradores por meio de um comitê gestor. “Vamos envolver a comunidade na execução dos projetos”, observou. O secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, frisou que o poder público executivo vai respeitar o que foi decidido pela comunidade. “Temos preocupação com o ambiente do Sana, o distrito precisa de estrada para trazer desenvolvimento e infra-estrutura para absorver esse desenvolvimento”, afirmou.

OPINIÕES - Os moradores do Sana emitiram opinião sobre o asfaltamento da estrada que dá acesso ao distrito no microfone, após inscrição para a fala. A moradora Onorina Dames afirmou que é a favor do asfaltamento para contribuir para o turismo. Outra moradora, Raquel Dames, contou que já utilizou a estrada de chão grávida de gêmeos para ir ao hospital fazer o parto. “Com o asfalto, seria mais fácil”, disse.

O morador Celso Proença comentou que o asfalto vai melhorar a condição de tráfego da estrada. A moradora há 30 anos do Sana, Márcia Proteti, disse que deve-se pensar no asfaltamento junto com a infra-estrutura do distrito, como segurança, leitos de pousada, água, esgoto e coleta de lixo.

Segundo o morador da Barra do Sana, Celso Forim, o asfalto levará benefício para o distrito. O representante da ONG Pequena Semente, Cristiano Matos, afirmou ser contra o asfaltamento. Para Alucimar de Andrade, o asfalto pode trazer um turismo de qualidade para o local.

O morador Josué Boher destacou que com o asfaltamento, o turismo vai atrair mais visitantes e fomentar a rede de serviços local. “Precisamos pensar no coletivo. O asfalto é solução para o Sana”, pontuou. Diversos outros moradores do distrito opinaram durante a audiência.