Cento e setenta moradores de Macaé serão inseridos, nesta quinta-feira (26), no programa Bolsa Universitária/Profissionalizante - Estuda Macaé, que garante o pagamento de até R$ 350,00 das mensalidades dos alunos em cursos de Ensino Superior e Técnico Profissionalizante. São jovens que atenderam as exigências do programa, coordenado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec). A solenidade acontece no Paço Municipal, na sede da prefeitura, às 10 horas.
Somente puderam se inscrever alunos moradores em Macaé há quatro anos, com renda familiar per capita de até R$ 525. Outra exigência foi o aluno ter feito os últimos dois anos do Ensino Médio - antigo Segundo Grau – em escola pública ou por meio de bolsa em uma escola particular. Todos os candidatos que se inscreveram possuem um número de processo na prefeitura.
De acordo com a coordenadora do programa Bolsa Universitária/Profissionalizante, Bárbara Monteiro, os alunos que serão beneficiados, nesta quinta-feira, fazem parte do grupo de candidatos que estava com documentação pendente na comissão gestora.
- Houve uma revisão da análise dos processos e aqueles que atenderam os critérios do edital foram aprovados – afirma Bárbara, acrescentando que os candidatos que passaram pela entrevista socioeconômica nos últimos dias 9, 10 e 11 devem comparecer ao evento nesta quinta-feira.
O presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira, destaca que o Bolsa Universitária foi criado para que a prefeitura invista no munícipe com o objetivo de criar em Macaé um processo de desenvolvimento com base científica e tecnológica.
- Além disso, este projeto atende alunos que cursam universidade e técnicos profissionalizantes em Macaé, como forma de atrair novas faculdades para a cidade – ressalta Siqueira, lembrando que o município investe de forma expressiva no Ensino Superior, com a criação de projetos como o Bolsa Universitária e a construção da Cidade Universitária, que vai reunir universidades públicas e privadas em um só local.