logo

Mais acesso à internet para Malvinas

18/09/2009 11:17:34 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas

Mais uma Lan House pública foi inaugurada nesta quinta-feira (18), na Malvinas, em Macaé. Participaram da inauguração o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o coordenador da Fábrica da Cidadania, José Vicente Rodrigues, o presidente da ONG Freedom Melody, Calisto da Conceição Viana, e moradores da localidade.

Durante a inauguração, Guto lembrou que o novo espaço atende a uma reivindicação da população e da ONG. “Fizemos uma pesquisa na Lan House já existente e constatamos reclamações quanto à velocidade. Aqui temos um sinal melhor de internet. Além disso, vínhamos sendo procurados pelo Calisto, para colocarmos uma lan house aqui”, comentou.

O presidente da Freedom Melody explicou que a instalação da Lan House no local foi uma conquista para os moradores da localidade. “Aqui os jovens da nossa comunidade terão contato com o meio digital, o que ajudará no futuro deles. Apesar de haver outras Lan Houses próximas, há muita dificuldade das pessoas se deslocarem para ir até outras localidades. Assim estamos indo de encontro à população que precisa”, explicou.

A Lan House ajuda não só aos jovens que vão acessar a internet. A jovem Taissa Lima Barbosa, de 18 anos, é a monitora da Lan House. Também moradora da localidade Malvinas, conta que a renda obtida com a monitoria vai lhe ajudar muito. “Fiz o curso da Fábrica da Cidadania, de Montagem e Manutenção de computadores, e depois que terminei fiquei um tempo parada. Precisava deste trabalho e vai me ajudar na renda familiar”.

Ainda este mês, no dia 24, às 17h, será aberta também a Lan House do Conselho dos Portadores de Deficiência. “ Já estamos estudando locais para que possamos inaugurar também uma Lan House pública no Lagomar”, afirmou o secretário.

Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas. A prefeitura tem hoje Lan houses em funcionamento nos bairros Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Aeroporto, Barra, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Centro da Cidade, Assentamento Celso Daniel, Bosque Azul, Ginásio Poliesportivo, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Trapiche, Virgem Santa, e Morro de Santana.

As Lan Houses Publicas são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, do projeto Fábrica de Cidadania. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.

Freedom Melody

A Freedom Melody é uma organização não governamental que tem como objetivo a conscientização e educação dos jovens de diversas localidades do município. Atendendo a cerca de 200 pessoas de 7 a 18 anos apenas na Malvinas, a organização, que também atua na Nova Holanda, Nova Esperança, Lagomar, Aeroporto, Botafogo, Aroeira, Malvinas, entre outros, aplica a filosofia de que é preciso ir de encontro a necessidade das pessoas e não esperar que elas procurem ajuda.

Além da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Freedom Melody também possui parcerias com a Secretaria de Esportes e Secretaria de Saúde. Para mais informações entrar em contato pelo telefone 9926 4125.