Começou, nesta semana, com a participação de 62 profissionais da rede municipal de ensino atuantes na educação infantil, o curso “Projetos de Trabalho”. Mais 60 vagas para professores e pedagogos foram abertas na turma da tarde. O objetivo da Secretaria de Educação é capacitação profissional em planejamento e execução de projetos pedagógicos voltados para esse segmento.
Muitos educadores participantes do curso ingressaram neste semestre na rede, por meio do último concurso público para a Educação. “É importante a formação continuada do docente para a melhoria da qualidade de ensino da rede municipal. Esta também é uma forma de recebermos os novos professores, apresentando ferramentas pedagógicas eficazes”, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Durante a primeira aula, a professora Tarsila Poiares abordou alguns tipos de projetos: os voltados para as necessidades da turma; os que exploram temas da mídia e aqueles que partem do interesse da classe. “É importante que todos eles partam do conhecimento da criança sobre o assunto”, aconselhou.
Para a professora, o comprometimento do docente é fundamental para o sucesso dos projetos. “O primeiro passo é estarem aqui”, comentou, ressaltando a boa participação dos inscritos na aula e a grande procura pelo curso, que excedeu o número de vagas oferecidas.
O “Projeto de Trabalho”, com duas turmas às terças-feiras, terá 12 horas presenciais e 6 horas/de produção. As aulas irão até 14 de setembro, das 9h às 12h, ou das 17h às 20h. Além de capacitar, o encontro busca discutir as possibilidades de uso de variados portadores textuais nos projetos desenvolvidos.
Durante a aula, foram ressaltadas as três fases consideradas essenciais para a montagem e execução de um projeto: a problematização, o desenvolvimento e a síntese. Não somente o conceito foi apresentado, mas também o planejamento e as etapas de desenvolvimento dos projetos.
Para a macaense Juliana da Silva Santos, aprovada no último concurso, a aula foi um incentivo para começar a desenvolver a pedagogia de projetos. “Estou aprendendo um pouco mais, porque apesar de ser ensinada na faculdade, precisamos esclarecer dúvidas que surgem com a prática. O curso é importante para que possamos dar o pontapé inicial neste trabalho”, disse a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, localizada na Barra de Macaé.
Também a professora orientadora da Escola de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, Aline Aguiar de Souza, considerou que a aula pôde esclarecer muitas de suas dúvidas. “Já fazemos trabalhos nesta linha, mas o curso nos dará mais segurança”, destacou.
A Secretaria de Educação abriu, neste mês, 284 vagas para formação continuada. Na quarta-feira (18), começará o curso “O que é filosofia?” e na próxima segunda-feira (23) os cursos “Consciência Fonológica para Professores” e “Informática”. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Secretaria de Pós-graduação e Extensão, localizada no terceiro andar do prédio da Funemac, rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, na Cidade Universitária, das 9h às 17h; pelo e-mail seciapp@funemac.edu.br ou pelos telefones: 2796-2507 e 2796-2529.