A ‘Prova Macaé 2011’, para a ‘Prova Brasil’, avaliação utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, ao lado das taxas de aprovação, será aplicada aos estudantes do 9º ano das escolas da Rede Municipal de Educação, nesta quarta-feira (24).
Dezoito unidades de ensino vão receber a ‘Prova Macaé’ do 9º ano, que terá uma versão para os turnos da manhã e da tarde. A previsão é que 1.564 estudantes façam as provas, que serão encaminhadas lacradas pela Secretaria de Educação e terão vinte questões de Matemática e vinte de Língua Portuguesa. As questões são de múltipla escolha e a prova virá acompanhada de cartão para marcação das respostas. Tudo aos moldes da ‘Prova Brasil’.
- A ‘Prova Macaé’ servirá para treinamento dos alunos para ‘Prova Brasil’, instrumento do MEC para o cálculo do IDEB da escola e do município. Além dessa estratégia, estamos oferecendo aulas extras de Língua Portuguesa e de Matemática, duas a mais por semana, também com foco na ‘Prova Brasil’. A ‘Prova Macaé’ nos dará um diagnóstico do desempenho de nossos alunos, explica o secretário de Educação, Guto Garcia.
As provas abrangem alguns dos 37 descritores de Matemática e 21 de Língua Portuguesa para o 9º ano indicados pelo MEC. Os descritores se referem às habilidades e competências que os estudantes devem ter adquirido até essa série, quanto aos diversos conteúdos. A avaliação da aprendizagem com base nos descritores do MEC vem sendo trabalhada pelos educadores da rede, com maior ênfase, desde abril, quando começou a preparação dos profissionais da educação e dos estudantes para os dois simulados para a ‘Prova Macaé’, oferecidos pela Secretaria de Educação.
As coordenações pedagógicas de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º ano da Secretaria de Educação utilizam a ‘Prova Macaé’ como mais um instrumento para aperfeiçoar o planejamento. O objetivo da prova é a reavaliação e correção de possíveis deficiências de ensino-aprendizagem.
As escolas que aplicarão a ‘Prova Macaé’ nesta quarta-feira serão: C. M. Profª Maria Letícia Santos Carvalho; E. E. M. Polivalente Anísio Teixeira; Ciep 455 Municipalizado Maringá; C. M. Ancyra Gonçalves Pimentel; C. M. Generino Teotonio de Luna; C. M. Botafogo; C. M. Profª Maria Isabel D. Simão; C. M. Profº Samuel Brust; C. M. Profª Elza Ibrahim; Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro; C. M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo; C. M. Engenho da Praia; C. M. Joaquim Augusto Borges; C. E. M. Carolina Curvelo Benjamin; C. E. M. Raul Veiga; C. M. Ivete Santana Drumond de Aguiar; C. M. do Sana e C. M. Pedro Adami.
No próximo mês, a Secretaria de Educação distribuirá a avaliação para as trinta e oito escolas com turmas de 5º ano. A ‘Prova Macaé’ para esse segmento terá dez questões de Língua Portuguesa e onze de Matemática. Ela também será baseada nos descritores e aos moldes da prova do MEC. Os estudantes desse segmento, assim como os do 9º ano, participaram das duas etapas do simulado para a ‘Prova Macaé’.