logo

Mais de 300 atletas participaram da 17ª Corrida Ecológica do Sana

14/09/2025 16:57:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Genimarta Oliveira

Competição contou com provas de 7 km, 15 km e 42km

Em sua 17ª edição, a Corrida Ecológica do Sana, que aconteceu neste domingo (14), no distrito do Sana, região serrana macaense, reuniu mais de 300 atletas que puderam curtir a natureza exuberante do local.

O evento que conta com o apoio da Prefeitura de Macaé faz parte da programação do Calendário de Eventos do município, tem um perfil diferenciado, conectando o esporte e a natureza. A realização é da Associação de Corredores de Rua de Macaé (Ascom) e contou com provas de 7 km, 15 km e 42 km.

Nesta perspectiva, o secretário de Esportes, César Maillet, reforça a relevância de competições em áreas naturais. “O esporte funciona como uma ferramenta que une lazer, saúde, cuidado e responsabilidade com o meio ambiente, como também o fomento do turismo”, disse.

Os atletas inscritos na maratona (42km) largaram às 5h, no Sana Camping e percorreram alguns distritos e localidades como Bicuda Pequena, Boa Alegria, Barra do Sana e retornaram ao Sana. Já os corredores de 15 e 7 km, iniciaram o percurso às 7h. Ainda teve a corrida kids, uma forma de incentivar a garotada ao esporte.

Para os diretores da Ascom, Adenilson Aprígio dos Santos e Vera Lúcia Mota, o evento vem ganhando mais aceitação a cada ano e a parceria da prefeitura é fundamental. “Estarmos no calendário turístico da cidade faz com que além dos os atletas, mas também os comerciantes e empresários da área de hospedagem possam se programar”, disse Adenilson.

Vera ressaltou que este ano foram mais de 300 inscritos. “Recebemos atletas de várias cidades das regiões Serrana, Lagos e Norte Fluminense.

Emocionada e com a sensação de dever cumprido após completar os 15km da prova, a professora cientista, Ana Campos, falou da transformação de sua vida após começar a correr. “Sou mineira, mas atualmente moro e trabalho no Pará, na Universidade Federal do Sudoeste do Pará, vim para Macaé numa missão científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fiquei sabendo dessa corrida, estou apaixonada. Vim para o Sana acompanhada da minha irmã que hoje mora em Macaé. Nós temos um grupo de corrida “Seven Lakes Runners”, e posso dizer que foi uma prova muito bonita, o Sana é lindo, estou muito grata, eu sofri um AVC, eu não ia andar, e a corrida mudou tudo isso, só gratidão e parabéns para a Prefeitura e para os organizadores”, pontuou.

Ascom - A Associação de Corredores de Rua de Macaé foi criada em 2006, e reúne atletas que representam a cidade em várias provas nacionais e internacionais. Entre as competições realizadas pela associação estão a Ultramaratona 12 horas e Desafio 80K do Sana.


Fotos Relacionadas