logo

Mais de três mil estudantes da rede municipal se preparam para ‘Provinha Brasil’

28/11/2011 14:20:50 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Luiz Bispo

As escolas já fazem campanha para que os alunos estejam presentes no dia da ‘Provinha Brasil’

A segunda edição deste ano da ‘Provinha Brasil’, do Governo Federal, será aplicada na quarta-feira, 7 de dezembro, a 3.058 alunos do 2º ano de escolaridade de 46 unidades da Rede Municipal de Educação. Essa avaliação foi elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para que os sistemas municipais possam obter um diagnóstico do nível de leitura e de escrita dos alunos e também de suas competências básicas em matemática. A partir dos resultados é possível uma avaliação do ensino e a re-elaboração do plano de ação para melhoria da qualidade da educação.


- Os resultados obtidos na primeira edição da ‘Provinha Brasil’ apontam para avanços significativos. Contamos com laboratórios de informática, com o projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), Salas de Leituras que desenvolvem projetos mensais e têm a colaboração do grupo dos Contadores de Histórias. Além disso, a formação continuada de professores oferecida pela Secretaria é uma das principais estratégias para que melhoremos a cada dia a qualidade da educação, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

As escolas já fazem campanha para que os alunos estejam presentes no dia da ‘Provinha Brasil’. Por isso, a Secretaria de Educação solicita que os responsáveis não deixem de encaminhar os estudantes à escola no dia 7 de dezembro. A prova será aplicada com a colaboração dos professores das classes, que lerão as questões e vão aguardar que os estudantes as façam uma de cada vez, para que seja garantida a tranqüilidade dos alunos, que estão na faixa etária de 6 a 7 anos de idade.

- A ‘Provinha Brasil’ é realizada para que a equipe pedagógica municipal fique atenta ao desempenho dos alunos quanto a competências básicas, para que se reavalie o plano de ação para esse segmento. Ao final do segundo ano de escolaridade, é preciso que os alunos leiam, escrevam e apresentem certas habilidades em matemática. Dela não é extraído nenhum índice para MEC, explica a coordenadora de Projetos, Programas e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Regina Célia Santos Nascimento.

A primeira etapa da ‘Provinha Brasil de Língua Portuguesa’, que aconteceu no mês de abril, foi aplicada a 40 escolas municipais. Já a ‘Provinha Brasil de Matemática’ foi feita em 41 unidades escolares no dia 25 de agosto. Essa foi a primeira vez que ela foi realizada em Macaé. Essas provas foram corrigidas nas escolas, onde foram feitos consolidados com base nos resultados das avaliações, informa a coordenadora do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, Sonerline Miguel.

Também este ano, a Secretaria de Educação realizou a ‘Provinha Macaé’ para turmas do 5º ano, com dez questões de Língua Portuguesa e onze de Matemática. Ela foi elaborada aos moldes da prova da ‘Prova Brasil’ do MEC e com o mesmo objetivo. Também foi aplicada a ‘Prova Macaé’ para os estudantes do 9º ano.