Foto: Márcio Borges
As unidades que chegaram serão utilizadas na segunda dose dos profissionais da linha de frente da área da saúde.
Macaé recebeu por volta das 8h20, desta quarta-feira (3), mais doses da vacina Coronavac. As 3.120 unidades chegaram ao aeroporto do município pelo helicóptero da Polícia Civil. Foram encaminhadas, também, mais 420 doses excedentes. As vacinas foram acompanhadas por técnicos da Secretaria de Saúde.
De acordo com informações da coordenadora em Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, as unidades que chegaram serão utilizadas na segunda dose dos profissionais da linha de frente da área da saúde.
“Vamos iniciar a segunda dose na próxima terça-feira (9). Elas serão destinadas aos profissionais que atuam no Hospital Público de Macaé (HPM), Clínica São Lucas, São João Batista e Unimed", explicou.
Já sobre as 420 doses excedentes, de acordo com Lisa, elas serão usadas para vacinar os outros profissionais da saúde.
A coordenadora informou ainda que nesta quinta (4) e sexta-feira (5), a etapa de vacinação de profissionais de apoio na área de saúde estará concluída.
“Nesta quarta-feira (3) estaremos fechando a vacinação do pessoal de apoio do HPM. Já na quinta (4) e sexta-feira (5), será a vez dos profissionais de apoio da rede privada, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Especialidades Dr. Moacir Santos (Barracão), Programas de Saúde, entre outros, de 9h às 16h, na Cidade Universitária”, pontuou a coordenadora.
Além de Macaé, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu também receberam doses da vacina.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, foi produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Cuidados na prevenção
Mesmo com o início da campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e prevenção devem continuar sendo tomados por toda população. A orientação é manter o uso correto da máscara, higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%, e distanciamento social.
Assista ao vídeo.