Mais uma empresa recebe palestra do Programa 'Circulando no Trânsito'

07/10/2013 14:31:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

O programa “Circulando no Trânsito” segue com ações nas empresas sediadas em Macaé. Desta vez a força de trabalho da Melf Locação de Guindastes e Equipamentos recebeu a palestra sobre “Educação e Segurança no Trânsito”, que, além do trânsito seguro, trabalha conceitos ligados à cidadania. O encontro foi na sexta-feira (4), às 15h, na sede da empresa, que está localizada no bairro Lagomar. Trinta e cinco profissionais participaram.

A palestra abordou temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.

Outros temas foram: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé.

Foi a oportunidade para que estes trabalhadores conhecessem também os temas ligados à campanha “Trânsito Amigo – Eu curto”, escolhida pela Prefeitura de Macaé para a Semana Nacional de Trânsito de 2013. Com o tema “Faça um trânsito mais gentil”, a campanha visa ao resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

- Queremos conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro. E, para isso, temos que pensar mais no próximo quando estamos no trânsito, ficarmos atentos a quem está transitando na rua e sermos mais tolerantes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

Eles receberam um material educativo que trata, em especial, do respeito à faixa de pedestres, alertando sobre a importância de atravessar na faixa e ao motorista sobre a importância do respeito aos pontos de travessia.

- Ao abordar assuntos sobre a conscientização, mobilizamos os condutores e pedestres sobre a importância da educação no trânsito e de uma direção segura para todos. Afinal, precisamos de uma convivência harmoniosa entre condutores, ciclistas e pedestres - afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.

Em 2013 já foram realizadas palestras com trabalhadores da AMPLA e da Sotreq, além de alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro e de alunos da Educação Infantil da Escola Estadual Municipalizada Anna Benedicta da Silva Santos. Além disso, a secretaria de Mobilidade Urbana participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) promovida pelo Senai-RJ.