Foto: Divulgação
Cerca de 30 mil alunos do Ensino Fundamental receberam o kit este ano.
Com um incentivo ao desenvolvimento de hábitos de leitura, os 30 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino estão dando asas à imaginação. A entrega de maletas de livros aos alunos do 1º ao 9º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), faz parte do projeto “Macaé Fluindo na Leitura” que beneficia 55 escolas desse segmento. A iniciativa é mais um estímulo na formação de estudantes leitores e tem encantado alunos e professores.
As estudantes Halana Eliza Santos Abreu e Lavinnya Gomes Beliene, ambas de 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Amil Tanos, afirmam que sabem bem todas as histórias dos oito livros que estão dentro da maleta.
“Fiquei tão ansiosa que li todos os livros em um dia. O meu preferido foi ‘Um Sonho Cor de Verde’ que fala sobre a Mata Atlântica destruída pelos homens”, disse Halana.
“Em alguns livros, considerei os textos grandes, mas eles me surpreenderam com o interesse pela leitura. Eles gostam tanto de ler que quando têm oportunidades vão contar histórias para os menores da Educação Infantil. É um prazer perceber esse desenvolvimento da leitura”, acrescenta.
“Nossa escola funciona em tempo integral, por isso, acordamos com os pais que a maleta ficará na unidade durante todo este ano letivo e, no encerramento, iremos promover outra celebração para que as crianças levem a maleta para casa”, frisa Waleska, acrescentando que 219 alunos do 1º ao 5º ano são beneficiados com o projeto na Amil Tanos.
“Trabalhamos os textos de diversas formas. Além disso, temos um acervo de leitura que os alunos estão sempre acessando de forma prazerosa. Muitas vezes precisamos contê-los para conseguirmos desenvolver outros conteúdos”, explica Douglas.