Malvinas recebe primeira edição do "Prefeitura Presente"

20/05/2022 16:29:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Ação realizada nesta sexta-feira (20) contou com oferta de diversos serviços

A primeira edição do "Prefeitura Presente" atraiu centenas de pessoas até o campo de futebol das Malvinas, nesta sexta-feira (20). A proposta do projeto é levar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Macaé para as comunidades. Entre as ações estão tratamento odontológico; testes de HIV, Sífilis e glicemia; agendamento para carteira de identidade; emissão e regularização do cartão do SUS; vagas de emprego; registro no cadastro único, entre outros.

Ansiosa para participar do programa Jovem Aprendiz, a adolescente Rafaela Dias Viana (14) aproveitou a ocasião para realizar o agendamento da carteira de identidade. "Esse tipo de ação é de extrema importância para toda comunidade. Nós, das Malvinas, agradecemos muito a iniciativa", conclui Rafaela.

A ação será contínua e vai acontecer em diversos bairros do município. A segunda edição está marcada para o dia 27 de maio (última sexta-feira do mês), no Ciep da Nova Esperança, de 9h às 17h.

Saúde

Na área de Saúde, a Coordenadoria de Odontologia realizou a entrega kits de escovação, palestras, brincadeiras infantis e aplicação de flúor. Houve, ainda, emissão de cartão SUS e atualização cadastral, promovida pela Coordenação de Controle e Avaliação. Já o Centro de Referência do Diabético promoveu orientações sobre a doença e verificação de glicemia.

O Programa de Tuberculose realizou orientações e agendamentos para avaliação. Além disso, o encontro contou com atividades do Programa IST/AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível) com teste rápido. A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizou orientação sobre Auxílio Brasil e aleitamento materno. As dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foram realizadas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde. O encontro também contou com vacinação contra a covid-19 e influenza.

Desenvolvimento Social

O encontro contou, também, com as ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade: Cadastro Único - serviços de inclusão e atualização cadastral; Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gêneros - orientações e serviços para população LGBTI+ e agendamento para retificação de nome social; Coordenadoria de Política de Direitos de Fomento à Inclusão - orientações e serviços para pessoas com deficiência; Conselhos Tutelares – orientações à população, recebimento de denúncias e requerimento de documentos para menores; Serviços de Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento - divulgação e orientação; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre o serviço.


Políticas para as Mulheres


A Secretaria de Políticas para as Mulheres levou, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, distribuição de folhetos sobre os direitos da mulher e roda de conversa.

Trabalho e Renda

A oferta do serviço de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego foi promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O órgão disponibilizará 40 vagas para agendamento de emissão de primeira e segunda via de Identidade.

Esportes e Qualificação Profissional

Já a Secretaria de Esportes agitou o espaço com aula de ginástica, cross training e recreação, além de avaliação física com o Projeto Informa. A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional esteve presente no evento com pesquisa de campo sobre cursos profissionalizantes e esclarecimento de dúvidas pertinentes à área.

Mobilidade Urbana e Cultura

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu ações educativas e prevenção de acidentes no trânsito, com instrução para toda a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes, além de todos os componentes e atores do trânsito, entre eles, ciclistas, pedestres, condutores e motociclistas.

A Secretaria de Cultura realizou apresentação de Capoeira e junto da Secretaria de Turismo apoiam o projeto com estruturas e logística.