Mais um evento profissional encantou os macaenses no Fest Verão Esportivo. Depois do sucesso do motocross, a Prefeitura de Macaé trouxe a segunda etapa do Circuito Costa do Sol de Surf Profissional, que acontece na praia do Pecado, nos dias 28 e 29, a partir das 9 horas da manhã. No primeiro dia a torcida pôde conferir manobras de surfistas como Léo Neves, Bruno Santos, Anselmo Correa, entre outros.
Mas nenhum surfista chamou tanta atenção e empolgou tanto a torcida como Cristiano Silva. Atleta de Macaé, Cristiano agora faz parte da FESPORTE (Fundação de Esporte de Macaé), e esse ano vai disputar todo o circuito profissional. O surfista caiu na primeira bateria, mas não conseguiu completar os 20 minutos. Quando ainda faltavam cerca de seis minutos para o término, Cristiano torceu o tornozelo esquerdo e saiu da água. Nada que tirasse o brilho do dia. Mesmo com o pequeno acidente ele teve a segunda maior nota e se classificou para o segundo round.
Nesta etapa, o campeonato ainda conta com a participação das feras da nova geração Eduardo Rollin e Stephan Figueiredo, que estavam na Austrália e no Havaí, respectivamente, e vieram especialmente para a competição, prometendo apimentar ainda mais a disputa pelo titulo.
"O mar hoje estava pequeno, mas amanhã promete ficar bem grande. O nível do Estadual está muito forte, mas vou dar o melhor de mim para me manter na liderança da competição", diz Léo Neves, ex campeão brasileiro.
Na classificação atual do Circuito, Simão Romão é o segundo colocado no ranking com 860 pontos contra 1.000 do primeiro colocado Léo Neves. Flávio Costa também aparece na briga com 730 pontos na terceira colocação. O vencedor do Estadual será aquele com a maior pontuação no final do Circuito, lembrando que a pior etapa de cada surfista é descartada.
O Circuito, que não foi realizado em 2005, voltou com toda a força este ano. Já na primeira etapa, 90 surfistas do Rio de Janeiro e de diversos estados se reuniram em Saquarema para a disputa. Leonardo Neves, Simão Romão, Flávio Costa, Marcelo Trekinho e Guilherme Herdy são algumas feras que participaram da primeira etapa e estão de volta na Praia do Pecado
disputando as melhores ondas e o prêmio de R$15.000.
No sábado, primeiro dia do evento, os atletas participaram da fase de classificação. Em cada bateria caíram quatro atletas e dois se classificavam para o segundo round. No domingo acontecem as oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.