A equipe do setor de saneamento da secretaria Executiva de Serviços Públicos (Semusp) tem uma tarefa rotineira: fazer a manutenção da rede de esgoto de toda a cidade. Diariamente, homens e máquinas estão nas ruas, atendendo chamados de moradores, desobstruindo e realizando reparos ou troca das redes. São tarefas da equipe o desentupimento, a desobstrução, a limpeza, o reparo e também a instalação de novas redes.
- Os chamados vêm de toda parte”, informa o responsável pela equipe de saneamento da secretaria, Sérgio Bizzo. “A equipe atende a várias localidades com problemas na rede. A rede de esgoto é antiga e constantemente trocamos as manilhas ou os tubos de PVC para que o esgoto flua com maior facilidade. Quando a equipe é acionada, vamos ao local, verificamos os problemas e atuamos na desobstrução da rede ou na troca de manilhamento” – informa Bizzo.
Esta semana, além de atuar nas comunidades onde a Semusp mantém um caminhão e homens atendendo, diariamente, aos moradores, a equipe fez reparos na Praça Benedito Lacerda, em frente ao Mercado de Peixes, onde a rede apresentava problemas. No local, foi consertado o receptor e as caixas receberam novas tampas. Na Aroeira, na rua Manoel Ângelo (beira linha) foram instalados 40 metros de nova rede, utilizando manilhas de 200 milímetros. Como a rede era antiga e apresentava constante obstrução, a solução foi trocar por uma nova.
Na quinta-feira (04), a equipe trocou três metros de tubos da rede antiga que estava rachada e obstruída por novos tubos de PVC de 150 milímetros na Avenida dos Jesuítas, nas proximidades do Macaé Shopping.
No mesmo dia, a equipe de saneamento realizou intervenções na Rua Vereador Manoel Braga, no Centro, e iniciou conserto de rede na Rua 46, no Parque Aeroporto e na Rua H, nas Malvinas. Também começou a fazer a limpeza de caixas e ralos em toda a extensão da Rua Velho Campos, no Centro da cidade.