logo

"Maria José Guedes – Uma Mulher Notável" estreia com roda de conversa nesta segunda

25/04/2025 15:52:00 - Jornalista: Assessoria Cultura

O evento acontecerá no Sindipetro

Na próxima segunda-feira, dia 28, o teatro Sindipetro-NF será palco da estreia do documentário "Maria José Guedes – Uma Mulher Notável", que homenageia a trajetória de uma das personalidades mais significativas da cultura local. O evento, marcado para às 19h, promete tocar os corações dos presentes e destacar a importância de Maria José Guedes, educadora e artista, para a formação cultural da cidade.

O ingresso para o evento é gratuito e está disponível no Sympla. Com duração de 20 minutos, o documentário da Enthusia Produção Cultural resgata a vida de Maria José, desde sua infância em Passa Quatro, Minas Gerais, até a criação da primeira Escolinha de Arte de Macaé, instituição que revolucionou a educação artística na região. Através de depoimentos emocionantes de familiares, ex-alunos e amigos, o documentário revela como Maria José Guedes acreditava na arte como ferramenta de transformação e libertação. Sua dedicação à educação e à cultura macaense foi oficialmente reconhecida quando a Escola Municipal de Artes (EMART) passou a levar seu nome, perpetuando sua memória e sua missão.

Após a exibição do documentário, o público será convidado a participar de uma Roda de Conversa com o tema "EMART – Um Bom Lugar de Morar". Mediado por Ruben Pereira, Presidente do Conselho de Cultura, o bate-papo reunirá importantes figuras da história e do futuro da EMART, como a secretária de Cultura, Waleska Freire, a diretora da EMART, Janaína Pinheiro, a atriz Cláudia Byspo, participante do filme e diretora do espetáculo "O Incrível e Fabuloso Destino de Êmart - A Criação de Maria"; do ex-aluno e diretor Cybel Chagas, do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rubens Pereita; e de Thiago Nacis, ex-aluno, diretor e produtor do filme.

O objetivo da roda de conversa será refletir sobre como a arte pode moldar pessoas e comunidades, além de discutir políticas públicas que possam ampliar o impacto da EMART. "Será uma oportunidade única para homenagear a figura de Maria José Guedes e aprofundar a discussão sobre o papel da cultura na construção de uma sociedade mais justa e criativa", disse a secretária de Cultura, Waleska Freire.

Sobre a Enthusia

A Enthusia – Produção Cultural é uma produtora fundada por Thiago Nacis e Mariana Adolpho, artistas formados pela EMART – Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Com sede em Macaé, a Enthusia se dedica à criação de espetáculos teatrais, produções audiovisuais e projetos culturais que aproximam a arte do cotidiano das pessoas, valorizando a memória, a identidade local e o impacto transformador da cultura na sociedade.

Guiados pela paixão pela arte e pela educação cultural, Thiago e Mariana idealizam projetos que celebram histórias e constroem novas pontes entre a tradição e a contemporaneidade artística.