Foto: Juranir Badaró
'Guerra' contra mosquito é a única forma de prevenir dengue, zika e chicungunha
Prossegue durante a semana a parceria da Marinha do Brasil e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé, na campanha de combate contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chicungunha. O início da campanha foi no sábado (13), dia nacional de mobilização contra o mosquito, que movimentou todo o país com entrega de informativos que buscam conscientizar a população sobre a ação.
Nesta segunda-feira (15), o grupo de agentes de endemias e oficiais da Marinha esteve no bairro Mirante da Lagoa e redondezas. Desta vez, fizeram inspeção nos domicílios, logradouros e praças. David Moura, supervisor de campo do CCZ, falou sobre a boa receptividade por parte dos moradores.
- A participação dos oficiais da Marinha tem sido ótima, pois sempre há algum caso de recusa em atender os agentes. Até o momento, com os oficiais, isso não aconteceu. Encontramos muitas casas de veraneio fechadas, mas não fomos impedidos de entrar em nenhuma casa ainda - explicou o supervisor, acrescentando que a equipe orienta e coloca larvicidas nos focos de água encontrados. "O produto que nós usamos não acaba com as larvas imediatamente. Ele inibe o crescimento, impede que a larva chegue à fase adulta", citou.
Moradora no Mirante da Lagoa, Delurdes Damiana diz que sempre colabora com o trabalho dos agentes. "Sempre troco á água dos animais, lavo as vasilhas e procuro evitar que fique água parada. A piscina também, sempre é bem cuidada, limpa, toda semana vem uma pessoa para cuidar disso. Mas todas as pessoas precisam se conscientizar, porque não adianta cuidar só da minha casa, se o vizinho não fizer a parte dele também", comentou.
CAMPANHA - A campanha prossegue durante toda a semana, com visitas domiciliares nos demais bairros da cidade e na Serra, inclusive com carro fumacê e aplicação de larvicidas nos canais da Virgem Santa, Horto, Aroeira, Glória, Capote e Macaé-Campos. Os agentes visitarão: Córrego do Ouro, Malvinas, Mirante da Lagoa, Aroeira, Parque Aeroporto, Vila Badejo, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Visconde de Araújo, Centro e Riviera Fluminense.
O carro fumacê fará o seguinte itinerário: nesta segunda (15), às 18h, na Nova Holanda. Na terça (16), às 6h na Nova Esperança e às 18h no Bairro da Glória. Na quarta-feira (17), às 6h no Cajueiros e às 18h na Granja dos Cavaleiros. Na quinta (18), às 6h na Barra de Macaé e às 18h na Nova Macaé. Na sexta (19), às 6h na Aroeira.