logo

Meio Ambiente entrega premiação aos vencedores do VIII Dia do Pontal

09/05/2006 17:11:51 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, através do Projeto Conhecer para Preservar, da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) premiou nesta terça-feira (09), no Teatro Municipal, os vencedores das gincanas realizadas no VIII Dia de Conscientização do Pontal. O evento foi realizado na Escola de Pescadores, entre os dias 20 e 24 de março, localizada no Iate Clube.

O CIEP Municipalizado Oscar Cordeiro, primeiro lugar no evento, foi premiado com um computador. A segunda escola colocada, Colégio Maria Izabel Damasceno (antigo Colégio Caetano) Dias, ganhou uma televisão, e a terceira, a Escola José Kalil, um DVD. Os vencedores das categorias melhor desenho, Lenon Cabral, da E.M. Ancyra Pimentel, melhor soneto, Solange Maurice Cabral Figueira, CIEP Nova Holanda, e melhores monitores mirins, Priscila Carneiro, Brendon de Aguiar e Maironi Ferreira, foram premiados com bicicletas.

O objetivo do Dia de Conscientização do Pontal é comemorar a Semana do Dia Mundial da Água (22 de Março), envolvendo diversos parceiros, e contribuir no processo de conscientização da população ribeirinha, visando a melhoria da qualidade ambiental, principalmente dos bairros inseridos na região estuarina do rio Macaé.

- O desafio da questão ambiental e do lixo só pode ser resolvido com a energia de vocês, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, aos estudantes durante a entrega dos prêmios. O secretário agradeceu a participação dos estudantes que participaram do evento e pediu que todos continuem lutando pela preservação do meio ambiente.

Os grupos teatrais Grutas (da secretaria Municipal de Saúde), Planeta Abacaxi (da Fundação Macaé de Cultura) e da Escola de Pescadores, apresentaram esquetes teatrais que tiveram como tema o meio ambiente. O grupo de capoeira de mestre Lequinho, da Escola de Pescadores, encerrou o evento.

- O principal objetivo do Dia de Conscientização do Pontal, além de comemorar a Semana Mundial da Água, é combater o lixo doméstico que chega na praia da Barra, vindo pelo rio Macaé até o mar, explicou Paulo Sérgio Barcellos, coordenador do Projeto Conhecer para Preservar.

Cerca de três mil pessoas, entre crianças e adolescentes, alunos de 39 escolas municipais, estaduais e particulares, além de 63 grupos, como deficientes e idosos participaram do VIII Dia de Conscientização do Pontal. Em 11 tendas aconteceram diversas atividades, como palestras, gincanas, encenações teatrais, enfocando a ecologia.

Os grupos, Escola Snoopy, Amor da Melhor Idade, Guarda Mirim e Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), e os professores Elaine dos Santos, Marcelo de Souza Machado e o funcionário da secretaria Municipal de Obras, o eletricista Gilmar, também foram homenageados durante a entrega dos prêmios, pela contribuição e participação durante o VIII Dia de Conscientização do Pontal.

A primeira gincana teve como tarefa a elaboração de um desenho que ilustrará os cartazes e foulders do Dia da Conscientização do Pontal no próximo ano. A segunda tarefa foi a elaboração de um soneto que focasse os temas abordados durante o Dia de Conscientização. Os trabalhos produzidos pelos alunos que participaram do evento, foram impressos num jornal e distribuídos aos estudantes e ao público que compareceu à entrega da premiação. A coordenadora do departamento pedagógico Márcia Heloísa de Azevedo, representou a secretária Municipal de Educação, Milmar Pinheiro, no evento.