Meio Ambiente estabelece novas regras para visitação do Sana

21/03/2005 17:32:33 - Jornalista:

Em virtude das chuvas fortes ocorridas recentemente no distrito do Sana, causando sérios danos nas trilhas de acesso às cachoeiras, movimentação de fundos e instabilidade de rochas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resolveu estabelecer novas regras visando à segurança dos banhistas e visitantes. A partir do próximo feriado, quem for ao Sana vai perceber várias placas de sinalização, com inscrições de alerta, proibições e recomendações que vão orientar e garantir a segurança dos freqüentadores.

A ação da Secretaria de Meio Ambiente contará com o apoio do Batalhão Florestal de Quissamã, que permanecerá no distrito durante o feriadão reforçando o monitoramento das cachoeiras e a proteção ambiental. O limite de acesso às cachoeiras do Vale do Peito de Pombo obedecerá o estudo feito pela UFRJ, que limita a capacidade máxima de suporte em 400 pessoas. Esses locais costumavam a receber, anteriormente, em torno de dois mil visitantes por dia. A segurança dos banhistas será garantida também com a presença de três salva-vidas da Guarda Municipal, treinados para esta finalidade pelo Corpo de Bombeiros de Macaé.

Com o objetivo de organizar o turismo local, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Macaé-Tur e a Guarda Municipal, estará efetivando o controle de acesso através do Portal do Sana. Todos que visitarem o distrito a partir desta quarta-feira terão que preencher uma ficha de cadastro fornecendo nome, endereço residencial e telefone para contato.