A secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Semma) recebeu da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) o relatório de balneabilidade das praias e lagoas. O monitoramento, que é mensal, foi feito em sete estações que correspondem as praias e outras três referentes às lagoas.
Para alertar a população, a Semma colocou placas nas praias, onde o banho não é recomendado. Como em três pontos na lagoa de Imboassica: próximo à praia, a 100 metros do canal de esgoto e no Mirante da Lagoa.
Outro local avaliado pela Feema que não está recomendado para banho é a praia da Barra em dois pontos: em frente à Ilha da Caeira e atrás do Hospital Sase. Nesses locais a Semma informa que as placas já estão instaladas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, somente haverá placas nos pontos onde não é recomendado para banho. Estão livres para banho, as praias Campista, em frente a AABB; e dos Cavaleiros, em frente ao Tênis Clube. Na Imbetiba, o trecho entre o Sesc e a laje com trampolim e em frente à rua Sacramento também estão liberados, assim como a praia do Forte.
Lixeiras – A prefeitura vai instalar mais lixeiras nas praias dos Cavaleiros e Pecado . Além das lixeiras, haverá placas com orientação aos banhistas para não depositarem lixo nas calçadas e na areia. A ação faz parte da Campanha “Praia Limpa” da secretaria de Meio Ambiente.