Foto: Rui Porto Filho
O documento tem a proposta de ordenar a gestão do saneamento e o desenvolvimento sustentável no município
A Revisão do Plano de Saneamento Básico foi entregue ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende, nesta sexta-feira (18), na sede da prefeitura. O documento tem a proposta de ordenar a gestão do saneamento e do desenvolvimento sustentável no município. A ação faz parte das atividades de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o objetivo é sensibilizar a população para os cuidados com a conservação ambiental.
A finalidade da Revisão do Plano de Saneamento Básico é universalizar o acesso ao saneamento básico por meio de quatro vertentes: abastecimento, esgotamento, drenagem, limpeza urbana de manejo e resíduos sólidos e abastecimento de água. "O plano será um ponto de partida para que possamos, de forma acertada, contribuir para a conservação do meio ambiente. A ideia é fomentar o desenvolvimento econômico da cidade de forma sustentável", destacou Welberth.
O documento foi contratado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH) e elaborado com audiências e consultas públicas com a participação da Prefeitura de Macaé, Instituições de ensino, empresas do setor e organizações da sociedade civil.
O Plano foi entregue ao prefeito pelo Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo Coimbra; junto com a analista ambiental da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Gabriela Certório; e a Secretária Executiva do CILSJ, Adriana Miguel Saad. De forma remota, participou também a diretora vice-presidente do CBH, Maria Inês Paes Ferreira.
Programação
As atividades da semana de Meio Ambiente serão encerradas neste sábado (19), com o Ciclismo Sustentável e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
Os ciclistas sairão às 6h da região central do município, com parada no Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, e, logo depois, seguirão para o Colégio Municipal Pedro Adami, onde haverá o plantio de mudas.
Toda programação segue o protocolo de biossegurança das autoridades de Saúde em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19), com os participantes usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento recomendado.