Foto: Ana Chaffin
Programação começa na próxima segunda
Mais de duas mil árvores estarão sendo plantadas em Macaé, na Semana da Árvore, pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). O plantio visa manter a qualidade dos corpos hídricos, do ar, do solo e de tudo o que proporciona um meio ambiente sustentável na cidade. O plantio também é uma forma de apoiar o projeto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) executado pela superintendência de Biodiversidade, em parceria com Instituto Terra de Preservação Ambiental, que objetiva plantar o máximo de árvores na próxima segunda-feira (21) – Dia da Árvore e Dia do Clima.
A ação da Secretaria de Meio Ambiente conta com a parceria de várias instituições e terá continuidade durante toda a semana da árvore, com o plantio de árvores nativas e frutíferas em locais como os assentamentos Bendizia (700 mudas) e Celso Daniel (500 mudas) e ainda, em outros locais. São Ipês, pau-brasil, paineiras, jequitibá, aroeira, flamboyant, acerola, goiabeiras, sibipirunas e muitas outras.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, este é o tempo de plantar para que no futuro possamos colher os frutos. Ele confirmou a participação do município na luta conjunta com o Estado em favor da biodiversidade.
- A primavera é considerada a mais linda das estações do ano, porque é o tempo das flores e o tempo em que a natureza se enche de verde. Vamos plantar o maior número de árvores para que no futuro possamos ter nossos logradouros públicos arborizados e contribuindo para a retenção de materiais poluentes. As árvores são usadas também para a recuperação das matas ciliares, nascentes, das restingas e para fazer o reflorestamento de áreas degradadas, agindo na absorção de carbono para o controle das mudanças climáticas e contra o aquecimento global – disse, acrescentando que nosso município assumiu o compromisso de restauração da Mata Atlântica, por isso, apóia o projeto do Contador de Árvores da Secretaria de Estado do Ambiente.
Os parceiros ambientais são: Agenda 21, Casa do Caminho, Gaia, Peti, Grupo Pró-Jovem, associações de Moradores da Ajuda de Baixo e do Planalto da Ajuda, as escolas municipais Elza Ibraim, Renato Martins e Samuel Brust e a Transpetro. Para comemorar a Semana da Árvore, a Semma preparou uma programação composta de plantios e palestras de sensibilização que visam despertar nos participantes a necessidade de tornar essa uma prática corrente.
Veja a programação da Semana da Árvore:
Dia 21
Abertura com palestra, plantio e apresentação cultural
8h - Estrada do Caminho, com a participação da comunidade escolar Elza Ibrahim e Renato Martins e Grupo da Casa do Caminho;
13h – Fronteira, com a participação dos alunos do Peti e da Escola Municipal Samuel Brust;
15h – Lagomar, com a participação da comunidade, do Projeto Crescer e dos alunos da Escola Municipal do Balneário Lagomar;
Dia 22
14h - Palestra, plantio e apresentação cultural, no bairro Nova Holanda, com a participação dos alunos da Escola Crithos J. Kousoulas e do Grupo Pró-Jovem da comunidade;
Dia 23
9h - Palestra da Ong Amigos da Serra sobre a Importância da Mata Atlântica, no Parque Atalaia, com a participação da comunidade em geral;
Dia 24
8h30 – Plantio de 20 árvores nativas na Praia de Imbetiba, com a participação comunitária;
Dia 25
8h30 - Plantio de 700 mudas no Assentamento Bendizia, com a participação da comunidade local;
Dia 26
8h - Palestra, plantio e apresentação cultural, no bairro Planalto da Ajuda, com a participação da comunidade escolar Elza Ibrahim e Renato Martins e Grupo da Casa do Caminho e parceiros.