A Secretaria de Meio Ambiente de Macaé iniciou este mês o ciclo de palestras educativas nas escolas. O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, diz que a prioridade é a educação e conscientização ambiental. "Temos programação para todas as regiões e segmentos da sociedade. Entendemos que o equilíbrio do ambiente depende fundamentalmente do envolvimento de todos", afirmou o secretário.
Para receber as palestras, basta que as escolas entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone: 2772-9483, ramal: 22. Uma das escolas que já receberam o ciclo de palestras foi o Colégio Estadual Luiz Reid, onde os alunos conversaram com a gestora ambiental Elysa Marques sobre efeito estufa.
Na palestra, Elysa explicou que o efeito estufa é um fenômeno natural para manter o planeta aquecido. “A temperatura média da Terra gira em torno de 15 graus centígrados. Isso acontece porque existem naturalmente gases, como dióxido de carbono (CO2), se não fossem esses gases, a Terra teria um ambiente gelado com temperatura em média de 17º graus negativos", detalhou.
Além de ter noções sobre o efeito estufa, os alunos do Luiz Reid, tiveram conhecimento também sobre aquecimento global. De acordo com a gestora da Sema, o fenômeno é resultado excessivo da liberação de gases que provocam o efeito estufa - como o dióxido de carbono e gases clorofluorcarbonos - na atmosfera. "Esses gases formam uma espécie de camada a cada dia mais grossa que torna o planeta ainda mais quente", explicou Elysa.
Para reverter esse quadro, durante a palestra a gestora ambiental deu dicas para os alunos, como trocar uma lâmpada comum por uma fluorescente, pois com essa atitude, evitará a emissão de 80 quilos de dióxido de carbono por ano.Outras sugestões dadas por Elysa Marques é utilizar menos o carro; não usar água quente na hora do banho; evitar produtos com muitas embalagens e plantar árvores. "Uma árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida", disse.