Quem tem um pote de sorvete ou de tupperware guardado em casa já pode se programar: na sexta-feira (06), a partir das 15h, o Programa Cidade da Melhor Idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, vai promover uma oficina de customização de potes de plástico. Desta vez, a ação, criada para os idosos customizarem os itens que levam para o Bloco Carnavalesco do Programa, “Devolva o meu tupperware”, vai ser aberta a todo o público. Basta chegar e participar, na sede da secretaria (Teatro Municipal).
A coordenadora do Programa Cidade da Melhor Idade, Magali Oliveira, explica que o Bloco “Devolva o meu tupperware” é voltado aos idosos do programa Cidade da Melhor Idade. Mas a oficina é aberta a todo o público.
“Como nosso espaço está em obras, fizemos essa parceria com a Cultura. A oficina é aberta ao público. É só levar o potinho de sorvete que estiver em casa, ou até mesmo se quiser levar uma tupperware, não tem problema. Quem participar pode levar fitinhas coloridas, paetês, para enfeitar. Nós iremos levar cola quente e outros acessórios para a customização. Quem vai dar essa aula é a nossa professora de Soltinho, Fábia”, explica.
Waleska Freire, secretária de Cultura, celebra a parceria e fala sobre a importância da participação das idosas no Carnaval da cidade.
“A participação da Terceira Idade na programação do Carnaval é essencial. Eles trazem uma rica bagagem cultural e experiências que enriquecem o evento. Ao abrir espaço para que possam contribuir com sua criatividade e vivências, estamos não apenas valorizando sua presença, mas também reconhecendo a importância de seu papel na sociedade Esta iniciativa é fundamental para integrar nossos idosos nas festividades do carnaval local, proporcionando um espaço onde eles possam se expressar e participar ativamente”, comemora Waleska.
Estamos ansiosos para a abertura do carnaval oficial da cidade, onde veremos o resultado dessas oficinas e a alegria dos nossos participantes. Essa parceria é um exemplo claro de como a cultura pode ser um agente de transformação social, promovendo inclusão e valorização da terceira idade.
Oficina de máscara
Sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, Waleska relembra a realização da Oficina de Máscaras Carnavalescas. Qualquer pessoa pode participar da ação que vai acontecer na próxima quinta-feira (5), às 14h, na Galeria Hindemburgo Olive. As inscrições devem ser efetivadas até quarta-feira (4), das 9h às 17h, na sede da Secretaria de Cultura.
A Galeria Hindemburgo Olive está localizada no térreo da Avenida Rui Barbosa, 780, Centro Macaé de Cultura, e a Secretaria Municipal de Cultura fica no segundo andar do prédio.