Foto: Divulgação
Volta Master de Ciclismo promete ser o maior evento da modalidade no país
Superando as expectativas dos organizadores do evento, a Volta Master de Ciclismo, que acontece de 30 de maio a 1º de junho em Macaé e Rio das Ostras, promete agitar o feriado em toda a região. Ao todo serão 213 competidores de 18 estados e 65 municípios em suas bikes para a competição, que soma pontos para o ranking estadual e nacional. A primeira etapa acontece nesta quinta-feira (30) em circuito urbano, a ser realizado na Linha Verde às 9 horas e na sexta-feira (31) os competidores irão para a região serrana de Macaé com largada em Córrego do Ouro também às 9 horas. A Volta Master de Cicilismo é uma realização da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur); Prefeitura de Rio das Ostras; Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Facierj) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBB).
Quebrando o recorde em número de inscritos, a Volta Master de Ciclismo promete ser o maior evento da modalidade no país. Para o diretor da Facierj, Eduardo Almeida, a etapa possui todos os ingredientes necessários para marcar a história do ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
- Este é um projeto que nasceu para ser um divisor de águas no ciclismo nacional. Por se tratar de uma competição completa, com prova de estrada, circuito de montanha, contra relógio, que vai exigir o máximo de cada atleta, a Volta Master reúne ainda cenários belíssimos que nos remete às maiores provas do ciclismo mundial, como o Tour de France. Além disso, é um evento para toda família prestigiar, familiarizar com a modalidade e, principalmente, fomentar a prática esportiva, em especial com o ciclismo que vem crescendo muito no Brasil - declarou Almeida.
A competição será disputada em quatro etapas, sendo a primeira na Linha Verde em circuito fechado de cerca de seis quilômetros plano, a segunda etapa nas rodovias RJ168 e RJ162 no distrito de Córrego do Ouro e Glicério em um percurso de 56km, sendo 45km planos e 11km em montanha, a terceira contra relógio individual em Rio das Ostras com distância de 15,1km e a última etapa de estrada também em Rio das Ostras com percursos de 80km, 60km e 20km. A Volta Master de Ciclismo do Rio faz parte do calendário da Facierj e do ranking estadual contando também na classificação nacional para a Confederação Brasileira de Ciclismo.
Para André Cortês, amante do ciclismo e um dos organizadores da prova, a expectativa para o evento é a melhor possível e a certeza que muitos competidores terão dificuldades com os trajetos.
- É uma honra para a cidade. Para competidores e amantes do ciclismo em geral, uma prova desta magnitude que reunirá atletas de todo território nacional. A escolha do trajeto permite que os atletas inscritos aproveitem ao máximo a oportunidade de pedalarem juntos, uma vez que a segurança e a beleza farão parte de todas as etapas. O privilégio de conhecer novos lugares, fazer amizades e trocar experiências faz deste evento algo grandioso e inesquecível. Com relação às etapas, a primeira será voltada para os velocistas, já a etapa dois, que acontece na região serrana de Macaé, será o ponto alto da competição, pois possui um maior grau de dificuldade com subidas difíceis e trechos de paralelepípedo. A terceira etapa contra o relógio será importante, pois será a oportunidade de abrir algum tempo sobre os adversários e a última etapa contará com o desgaste dos dias anteriores, mas terá um traçado que contempla também os velocistas - informou Cortês.
Ao todo serão nove categorias (Feminino Elite, Sub-30, Master de 30 a 34, de 35 a 39, de 40 a 44, de 45 a 49, de 50 a 54, de 55 a 59 e veterano com mais de 60 anos). Dos 213 inscritos, seis representarão Macaé, Décio Viana na sub-30, Gilberto de Sousa na 30-34, José Carlos Azaredo e Neir Velasco na 35-39 e Adriano da Silva e Alessandro Besada na 40-44. Todos os competidores inscritos receberão chips recolhíveis ao final das provas, camisa promocional do evento, medalha de participação, troféu para os três primeiros colocados em cada etapa para todas as categorias, além da premiação final com troféu para 1º ao 5º colocado em todas as categorias e premiação em dinheiro distribuída entre os três primeiros colocados no geral.
Para as etapas em Macaé, foi realizado um trabalho conjunto da Fesportur, Facierj, Mobilidade Urbana, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal para garantir toda segurança e infraestrutura ao evento. Além da competição esportiva, a Volta Master de Ciclismo do Rio fomenta o turismo da região, aquece o comércio e, principalmente, estimula o uso da bicicleta oferecendo mobilidade e sustentabilidade. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.voltamaster.com.br .
TRÂNSITO – A Linha Verde estará interditada no dia 30, das 6 às 13 horas entre o trevo do Hotel Dubai e o trevo do monumento. Já na sexta feira (31), a interdição será parcial na Estrada Macaé x Glicério (RJ162, após o trevo da BR 101), onde acontecerá a prova de estrada. A prefeitura solicita máxima atenção de moradores próximos e quem estiver passando pelo local. A interdição acontecerá no período das 8 às 13 horas.